
Entre os problemas, estão duas fontes de águas com propriedades medicinais que estão secas. Degradação do local foi tema de audiência pública na ALMG em 2024. Moradores reclamam de fontes de propriedades medicinais, no Parque das Águas, em Caxambu
O Parque das Àguas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães, de Caxambu (MG), tem sido alvo de recorrentes reclamações. Entre os problemas citados por moradores e turistas estão duas fontes de águas com propriedades medicinais que estão secas. Há ainda falta de manutenção nos banheiros e a má condição do lago.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O parque, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, tem uma área de 210 mil m², possui um gêiser, e é conhecido pela beleza natural e pelas propriedades terapêuticas das águas de suas 12 fontes.
Fonte da Beleza do Parque das Águas de Caxambu está sem água
Reprodução EPTV
Mas duas delas têm vertido pouca ou nenhuma água:
Fonte da Beleza – tem propriedades que tonificam a pele e ajudam na formação dos ossos e da dentição. Possui magnésio que é desestressante e alto teor de ferro auxilia no tratamento do sistema digestivo. Ela não costuma jorrar água o ano todo, mas o tempo de seca está muito prolongado, segundo moradores.
Fonte da Princesa Isabel – possui esse nome porque suas águas ricas em ferro teria curado a anemia da princesa, possibilitando que ela engravidasse. Suas águas têm ação antianêmica, são antiferruginosa, possuem radioatividade, magnésio, cálcio, flúor, sílica e estrôncio.
A ONG Sociedade Amigos do Parque das Águas cobra transparência da administração da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela administração do parque desde 2017, e propõe uma gestão compartilhada.
“O parque está sendo abandonado. Eles [Codemge] estão sendo cobrados constantemente e ficam quietos, sem nos dar esse retorno que a cidade precisa. O parque é o nosso maior bem, ele é o bem mais precioso da cidade de Caxambú”, afirmou Liana Bahia, integrante da ONG.
A reportagem da EPTV Sul de Minas, afiliada da TV Globo, entrou em contato com a Codemge, que disse que irá apurar as instâncias, para dar um retorno.
Codemge lança edital de concessão do Parque das Águas de Caxambu
Bruno Souza
Proposta de concessão à iniciativa privada
Em audiência pública sobre a manutenção do parque, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em novembro de 2024, com representantes dos governos municipal e estadual e promotoria pública, a Codemge disse apostar na concessão do parque para a iniciativa privada como forma de agilizar intervenções no local.
Após várias discussões, em julho de 2024, foi lançado edital para concessão, mas o processo não seguiu por falta de interessados. A proposta de concessão previa investimentos de R$ 14 milhões, com parte dos recursos da Codemge. O edital deverá ser lançado novamente com modificações.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas