Limpeza de oito bairros atingidos por enchente deve ser concluída nesta quarta-feira (26) em Rio Branco


Defesa Civil ainda precisa fazer vistoria técnica para que famílias possam retornar às casas. Nesta quarta-feira (26), está prevista a conclusão da limpeza dos bairros Seis de Agosto e Baixada da Habitasa. Limpeza de bairros com lama trazida pela cheia do Rio Acre em 2025
Secom
O nível do Rio Acre saiu da cota de transbordamento e por esse motivo, desde a última segunda-feira (24), foi iniciada a operação de limpeza pós-alagação pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI). Tony da Rocha Roque, secretário da pasta, informou que ainda nesta quarta-feira (6), a limpeza de oito dos nove bairros que serão inicialmente limpos será finalizada. Para o trabalho, foram mobilizadas 150 pessoas e 55 equipamentos.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Tony explicou que, inicialmente, o planejamento feito pela secretaria pontuou bairros que precisavam ser limpos e atendendo a esse cronograma, apenas três ainda não foram limpos. Os bairros Baixada da Habitasa e Seis de Agosto já estão sendo limpos e devem ser concluídos até o fim do dia. O bairro da Base deve ser finalizado até a próxima terça-feira (1º).
“Esses 6 [bairros] já estão completamente limpos, as famílias já podem voltar tranquilas, porém ainda é preciso que a Defesa Civil entre com uma visita técnica para liberar os bairros”, informou ele.
O secretário esclareceu que o trabalho da pasta é fazer a limpeza das ruas e tornar possível a trafegabilidade. “A retirada de entulho que ficou nas ruas e também o material colocado na calçada, a gente sai recolhendo e fazendo essa limpeza. Quando as pessoas retornarem pra casa, elas vão receber aquele kit de limpeza e vão, elas mesmas, limpar suas casas”, disse.
LEIA MAIS:
Apesar de forte chuva na capital, nível do Rio Acre continua diminuindo e Defesa Civil planeja retorno de famílias
Rio Acre sai da cota de transbordo, mas famílias só podem voltar quando nível ficar abaixo de 10 metros
De acordo com Tony, ainda será necessário observar a cota de alerta, que é de 13,50 metros. Nesta quarta-feira, na medição das 15h, o manancial marcou 12,05 metros.
“Vai ser observado o nível do rio porque pode dar um repiquete ou pode subir de novo, então tem essa medida de segurança da Defesa Civil. Então, pra essa quinta-feira, eu creio que só depois dessa visita técnica a Defesa Civil deve liberar a volta”, afirmou ele.
Na capital, 43 bairros foram atingidos pela enchente e sobre os outros bairros, o secretário comunicou que assim que for determinado, também irão fazer a limpeza. “Aonde houver necessidade do serviço da Secretaria de Cuidados com a Cidade, estaremos providenciando o levantamento técnico para posteriormente executar o serviço de higienização e limpeza”.
O secretário ainda indicou que depois que a limpeza for finalizada, a secretaria começará o serviço de levantamento técnico de desobstrução de drenagem.
Trabalho de limpeza continua em bairros atingidos pela cheia do Rio Acre
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, saiu da cota de transbordamento na última medição desse domingo (23), às 21h. Por conta da redução, a Defesa Civil municipal iniciou a limpeza de nove bairros e famílias ainda precisam aguardar os protocolos para voltar para casa, o que à época foi informado que incluía que o manancial estivesse abaixo dos 10 metros.
Os nove bairros inicialmente limpos são:
Base
Seis de Agosto
Baixada da Habitasa
Baixa da Cadeira Velha
Triângulo Novo
Taquari
Cidade Nova
Alzira Cruz
Ayrton Sena
Posteriormente, os desabrigados irão receber kits de limpeza para utilizar em suas residências.
Pós Cheia: Secretaria mobiliza todas as equipes para a limpeza dos bairros
Enchente
Conforme o último boletim da Defesa Civil de Rio Branco, a cheia deste ano afetou:
Mais de 8,6 mil famílias diretamente, o equivalente a 31.318 pessoas;
Há pelo menos 171 famílias em abrigos, cerca de 547 pessoas;
Outras 598 famílias ficaram desalojadas, ou seja, foram para casa de parentes ou amigos;
19 comunidades rurais afetadas, dentre elas três são isoladas, e 2.198 famílias rurais atingidas;
43 bairros da capital atingidos.
A cota de alerta do Rio Acre na capital é de 13,50 metros e a de transbordo é de 14 metros. O manancial na capital esteve acima desta marca desde o último dia 10 e o nível tem baixado desde a terça (18). A maior cota atingida pelo manancial este ano foi de 15,88 metros, marcada às 15h de 17 de março.
O rio esteve em intensa redução no volume na última semana. O nível chegou a 14,35 metros às 6h deste domingo (23), porém ainda continuava acima da cota de transbordo. Durante o dia, o nível continuou baixando. Às 9h, estava com 14,28 metros, às 15h com 14,13 metros, às 18h com 14,02 metros e finalizou o dia com a última medição às 21h com 13,97 metros.
O prefeito Tião Bocalom decretou, no último dia 14, situação de emergência devido à enchente. Já o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência diante do aumento do nível dos rios Acre, Juruá, Purus e Envira, no dia 10 de março. Na última terça (18), após uma semana, governo do estado alterou o decreto e acrescentou os rios Tarauacá, Abunã e Moa.
As famílias desabrigadas começaram a ser levadas ao abrigo montado no Parque de Exposições Wildy Viana dia 14 de março. Ao chegarem no Parque de Exposições, as famílias fizeram um cadastro e direcionadas aos boxes.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.