
Quatro dos nove filhotes compareceram, junto com os pais. Cruza inusitada aconteceu enquanto os tutores da cachorra Nina, de 45 kg, estavam em uma viagem de férias. Vídeo mostra antes e depois de filhotes Golden Shih Tzu
Os nove filhotes da cruza inusitada entre uma cadela da raça Golden Retriever e um cão Shih Tzu completaram seis meses. Para celebrar a data, a tutora de Nina, a cachorra mãe da ninhada, promoveu uma festa com direito a piscina e petiscos caninos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O encontro teve Nina e Maui, o único filhote que ficou a família, e os irmãos dele Zahra, Zeus e Luke, além do pai, Thor. A festa ocorreu em Joinville, no Norte de Santa Catarina, no sábado (22) e todos os animais estavam acompanhados dos respectivos tutores. Os demais filhotes não puderam comparecer.
Vídeos da festa mostram os cachorros correndo pelo espaço, nadando e se divertindo com brinquedos e a companhia um do outro e das pessoas.
Filhotes de mãe Golden Retriever e pai Shih Tzu em festa na piscina
Márcia Tasca, tutora de Nina e Maui, disse que os pais não se reconheceram, “mas parece os filhotes se reconhecem entre eles. Inclusive até se estranham, risos, e brincaram, claro”.
Foi contratada uma empresa especializada em comida para animais de estimação, que fez bolo, docinhos e coxinhas para os cães.
Tasca diz que tem um grupo com os demais tutores. “Estamos organizando a festa/encontro de 1 aninho. A ideia é fazer numa chácara com direito a churrasco depois”.
Três dos filhotes Golden Shih Tzu em festa em Joinville
Mirele Fotografia Pet
Da gestação ao nascimento
Os tutores da golden Nina descobriram que a cachorra, que deu à luz em 20 de setembro, engravidou após a família voltar de uma viagem de férias nos Estados Unidos. Até chegarem a essa descoberta, no entanto, algumas coisas aconteceram (veja a ordem cronológica abaixo).
🛫 A família passou 15 dias em viagem e voltou ao Brasil em 20 de julho.
⏱ Dias após voltarem para a casa, notarem rigidez na barriga da cadela. Ela foi levada ao veterinário e submetida ao ultrassom, que atestou a gestação, já com 50 dias. O exame estimou o tempo de gravidez, e os tutores ligaram os pontos até chegar ao possível pai.
💘 O cruzamento, segundo Marcia, ocorreu no hotel para pets onde a cachorra passou dois finais de semana hospedada, em Joinville.
🔎 Ao questionar se havia algum outro cão não cadastrado nas mesmas datas, soube do shih tzu.
Cão Luke, filhote de Golden Shih Tzu
Montagem/Arquivo pessoal/Mirele Fotografia Pet
Na época, Marcia preferiu não contar a situação para a dona de Thor, o shih tzu. A tutora Jaqueline Borges de Oliveira, no entanto, acabou sendo avisada da história após a repercussão nas redes sociais.
“Vi um post do caso, e até brinquei com a situação: ‘será que não é do Thor?’. Mais tarde recebi mensagem da proprietária do hotel me contando a história, fiquei em choque”, riu.
Ela contou ao g1 que, com a descoberta, localizou a tutora da golden retriever. Ele conheceu os filhotes em outubro, quando já tinham quase o mesmo tamanho do pai.
“Rimos muito e conversamos bastante. Com certeza vou querer conhecer os filhotes e apresentar o papai deles”, brincou a dona do shih tzu, que recebeu a notícia com bom humor.
À esqueda, golden retriever Nina com os filhotes; à direita, o pai deles
Mirele Fotografia/ Divulgação e Arquivo pessoal
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias