Domingo Livre reúne 4 mil pessoas no Jardim Cerejeiras


Foi um dia especial de atividades ao ar livre, em que munícipes de várias idades praticaram esportes e conferiram apresentações culturais Música, esporte, lazer e cultura – tudo em único evento. Assim foi a primeira edição do “Domingo Livre” promovido pela Prefeitura no último dia 23, na Praça Guanabara, no bairro Jardim Cerejeiras. Passaram pelo local mais de 4 mil pessoas, sendo 1.800 crianças. Foi um dia especial de atividades ao ar livre, em que munícipes de várias idades puderam andar de bicicleta e patins, praticar esporte e conferir apresentações culturais.
Longe das telas de celular e dos sofás, pais e filhos puderam passar um tempo agradável lendo histórias nos espaços de leitura e assistir a apresentações de circo. Crianças praticaram esportes junto com professores e familiares. Pularam corda, brincaram com brinquedos infláveis, jogos de tabuleiro e ping pong, e ainda se deliciaram com os carrinhos de pipoca e algodão doce.
As atividades foram oferecidas por diversas Secretarias Municipais. As ruas do entorno da Praça Guanabara foram fechadas, com apoio das equipes de Trânsito, para que fossem realizadas em segurança, longe dos carros.
O Domingo Livre é um novo conceito de evento voltado às famílias, com objetivo de agregar amigos e familiares para encontros de lazer, de modo que tenham experiências conjuntas que ficarão marcadas na memória. Novas edições do evento já estão sendo preparadas e serão divulgadas em breve. A Prefeitura quer incentivar a prática esportiva e lúdica em diferentes regiões da cidade, em ambientes acolhedores e respeitosos.
Saúde
Durante o “Domingo Livre” foram oferecidos também serviços públicos. Na área da Saúde, equipes fizeram 32 avaliações e orientação de vacinação de Febre Amarela e testes rápidos em 50 munícipes para as ISTS HIV, Hepatite B e Sífilis. Os profissionais completaram o esquema vacinal de nove pessoas. Foram feitas ainda orientações sobre escovação e distribuição de escova e pasta de dente para aproximadamente 100 crianças.
Como forma de educar e conscientizar sobre a dengue, crianças participaram de brincadeiras cujo objetivo era acertar um mosquito no alvo. Também tiveram a chance de ver as larvas do Aedes Aegypti em um recipiente. Em outro espaço foram expostos animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, para que a população se conscientizasse sobre os riscos que podem trazer para a saúde.
Livros doados e trocados
A Secretaria da Cultura disponibilizou 445 livros para doação durante o evento, sendo que 299 foram doados e 146 trocados. As equipes preparam também atividades infantis. As crianças conferiram apresentações circenses, pular nos brinquedos infláveis e fazer pintura facial. Uma área exclusiva foi criada para leitura e desenho.
Doação de cães e gatos
O “Domingo Livre” também foi um ótimo dia para quem queria ter um pet. O Departamento de Defesa Animal, da Secretaria do Meio Ambiente, disponibilizou três cachorros e novo gatos para doação. Todos eles foram doados e agora ganharam novos lares e amigos. Dentre eles, os que não estão castrados têm direito à castração garantida pela Prefeitura.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.