PF cumpre mandados em Miguel Alves por desvio de recursos federais em contratos de manutenção de ar condicionado


Equipes cumpriram mandados no Hospital Municipal Pedro Vasconcelos e na sede da prefeitura de Miguel Alves. PF cumpre mandados em Miguel Alves por desvio de recursos federais em contratos de manutenção de ar condicionado
Divulgação/CGU
A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram, nesta sexta-feira (19), a Operação 45 Graus, em Miguel Alves, a 118 km de Teresina. Conforme a CGU, há indícios de desvios de recursos federais por meio de fraudes em contratos de manutenção de ar condicionado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“O objetivo é aprofundar investigação relativa a desvio de recursos, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a execução de serviços de manutenção e conservação de ar-condicionado custeados com recursos federais em Miguel Alves (PI), que são postos em prática por intermédio de empresa ligada a agente público do município contratante”, informou a CGU.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
As investigações iniciaram após denúncia e indicaram que a empresa foi favorecida na contratação para a prestação dos serviços e que pertencia a um agente político do município, cujo nome não foi informado.
Na apuração, a Controladoria contatou ainda que a empresa não tinha capacidade técnica e operacional para executar os serviços de manutenção e conservação de ar-condicionado. Ao todo, pelo menos R$ 1,4 milhão foram pagos sem que os serviços tenham de fato sido executados, de acordo com a CGU.
“O aprofundamento das investigações evidenciou a existência de “laranjas” no quadro societário da empresa e a utilização destes para dissimular a destinação dos valores ao proprietário de fato da e, por fim, a agentes públicos de Miguel Alves (PI), caracterizando os crimes de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro”, explicou a CGU.
Esta reportagem está em atualização.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.