
Profissional chamou a atenção de passageiros e moradores de São Vicente (SP) com os capacetes ornamentados. Motociclista de aplicativo diverte com capacetes ‘personalizados’ no litoral de SP
Um motociclista de aplicativo chamou a atenção transportando passageiros com capacetes ‘fantasiados’ de animais em São Vicente, no litoral de São Paulo. As imagens, obtidas pelo g1, mostram o condutor com um equipamento em forma de galinha enquanto a pessoa na garupa usava outro de elefante (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A atendente de padaria Jessica Marques, de 21 anos, foi surpreendida pela criatividade do motociclista ao solicitar uma viagem. Quando pediu a corrida do bairro Jardim Rio Branco para o Gonzaguinha, no último dia 21, ela descobriu que o item de proteção era um pouco diferente do comum.
“Ele falou que é para animar o dia dos clientes”, explicou Jessica após a experiência.
Capacetes chamam atenção de passageiros em São Vicente (SP)
Jessica Marques
Para ela, a corrida simbolizou um momento positivo em um dia que não estava bom. Imagens gravadas por ela mostram detalhes do equipamento, que é comum por dentro, mas envolto por um material felpudo estilizado no formato dos animais.
Além dela, outros moradores da cidade testemunharam o motoboy em ação, como a criadora de conteúdo Viviane Oliveira, de 36 anos. Ela viu os capacetes diferentes enquanto dirigia pela Avenida Presidente Wilson.
“Deve ser algum Influencer porque ele pediu para tirar uma foto com a moça [passageira] e tinha uma câmera na frente do capacete”, explicou.
O g1 não localizou o motociclista até a última atualização da reportagem.
Motociclista de aplicativo inova com capacetes personalizados em São Vicente (SP)
Viviane Oliveira
Segurança no trânsito
O g1 procurou o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), que listou uma série de cuidados necessários para garantir a segurança do motociclista no trânsito. Veja abaixo:
🏍️ De acordo com o artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatória a condução de motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos motorizados ou ciclomotores com capacete de segurança;
😎A viseira do capacete deve estar abaixada, caso contrário o motociclista deve usar óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran);
✅ A fabricação e o uso do capacete devem seguir padrões determinados pelo Contran, incluindo prévia certificação do item pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmeto);
O capacete deve ter um dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete, que contribuem para a sinalização do usuário durante o dia.
“[O capacete] deve obedecer parâmetros quanto ao material de confecção, que interfere diretamente no nível de proteção do equipamento em caso de impacto, atrito ou queda do condutor ou garupa durante um sinistro”, complementou o Detran-SP.
🚨 Quais as penalidades?
Ainda segundo o órgão, o não uso do capacete ou vestuário previsto na lei é considerado infração gravíssima e rende 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, além de multa de R$ 293,47. Também pode gerar a apreensão do veículo e a suspensão da CNH.
“Já o uso do capacete sem viseira ou óculos de segurança é infração média, rende 4 pontos na CNH do condutor, multa de R$ 130, 16 e igualmente pode determinar a apreensão do veículo”, concluiu.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos