
Atual médico deixará a cidade em maio e as inscrições para seu posto fecham no domingo. O Pony Club fica em Julia Creek, uma cidade rural de Queensland com uma população de 500 habitantes,
Jo Thieme/ McKinlay Shire Council via AP
Uma remota cidade australiana perderá seu único médico e, com isso, está oferecendo um salário de até 680 mil dólares australianos (R$ 2,46 milhões), aluguel “na faixa” e um carro, para atrair um novo candidato.
A remota cidade de Julia Creek, em Queensland, com população de 500 habitantes, está oferecendo quase o dobro do salário que um médico de família ganharia na capital do estado, Brisbane. O problema é que Brisbane fica a 17 horas de carro. A cidade grande mais próxima, Townsville, fica a sete horas de.
Os candidatos em potencial também devem aceitar o calor escaldante e os insetos tropicais.
Mas o médico que deixará o posto, o Dr. Adam Louws, diz que seu substituto também encontrará um ritmo de vida mais tranquilo e a chance de aprender habilidades que nunca usou antes.
Louws foi recrutado de Brisbane em 2022, quando Julia Creek ganhou as manchetes nacionais por oferecer um salário de AU$ 500 mil (R$ 1,81 milhão).
“Minha sogra me enviou um link para esta notícia dizendo, ‘o emprego de meio milhão de dólares que ninguém quer’”, disse Louws. “Meu primeiro pensamento quando vi e olhei para ele foi, onde fica Julia Creek?”
Uma placa na rua principal de Julia Creek
Jo Thieme/ McKinlay Shire Council via AP
Julia Creek é um pedaço arrebatador e romântico do Outback australiano com espaços abertos e pores do sol alaranjados. As crianças praticam esportes e andam a cavalo. Mas é remoto — o ensino médio significa internato na cidade e o hospital mais próximo fica a quase três horas de carro.
Antes de Louws chegar em 2022, a cidade não tinha um médico permanente há 15 anos, com profissionais visitantes aparecendo para estadias curtas. Esse é um problema que tem incomodado cidades rurais na Austrália e ao redor do mundo por décadas.
A Austrália tem um déficit de clínicos gerais de 2,5 mil médicos em todo o país, de acordo com um relatório do governo de 2024, com a escassez pior nas áreas rurais e com expectativa de crescimento. Atrair médicos para a zona rural é dificultado pelas distâncias exorbitantes entre os locais.
Para Janene Fegan, a prefeita de McKinlay Shire — que inclui a cidade Julia Creek — isso significava que a cidade precisava de um bom discurso de vendas. Ela estava envolvida na campanha que contratou Louws e também está na nova campanha que busca um novo médico.
‘Conhecendo a cidade inteira pelo nome’
Uma foto mostrando um exemplo de moradia gratuita disponível para profissionais da área médica na cidade de Julia Creek,
Jo Thieme/McKinlay Shire Council via AP
Quando a vaga foi anunciada em 2022, alguns analistas de saúde disseram que o aumento salarial ainda não era suficiente para compensar a carga de trabalho de um médico solo.
Mas Louws, o médico que esta saindo, disse que trabalhar sozinho o levou a aprender habilidades médicas que, antigamente, ele só teria encaminhado o paciente para algum outro especialista. Ele também realizou um sonho de infância de aprender a ordenhar vacas.
“O dinheiro é bastante. É mesmo”, disse Louws. “Uma das coisas que eu acho que as pessoas não consideram o suficiente sobre esse trabalho são as outras coisas que a cidade tem a oferecer.”
Louws se candidatou ao emprego três dias após ouvir falar de Julia Creek pela primeira vez. Algum tempo depois, ele, sua esposa e seus quatro filhos estavam fazendo as malas para se mudar.
Quando ele estava no cargo há seis meses, Louws disse que conhecia “nove em cada 10” pessoas na cidade pelo nome. “É como voltar no tempo cerca de 60 anos”, ele disse. “Todo mundo conhece todo mundo.”
No final de seu contrato de dois anos em Julia Creek, no entanto, a distância de sua família havia cobrado seu preço. Louws parte em maio; as inscrições para seu posto fecham no domingo.
Ele lamenta deixar a cidade “incrível […] Você realmente consegue fazer a diferença”.