![](https://s2-g1.glbimg.com/eyydM796YtvmspInAhNQ9pQ8RSw=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/7/n/EiqQmmSLG0BARkhnFB3Q/acervo-df1-sebastiao-melchior-receita-df-amanda-frame-766.jpeg)
Decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (19). Sebastião Melchior Pinheiro teria cancelado dívidas milionárias a pedido de empresa, segundo polícia. Sebastião Melchior Pinheiro.
TV Globo
O chefe da Subsecretaria da Receita do DF (Surec), Sebastião Melchior Pinheiro – investigado por cancelar ilegamente dívidas milionárias a pedido de uma empresa – foi exonerado de seu cargo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta (19).
Alvo da “Operação Publicanos”, da Polícia Civil (PCDF), Melchior é suspeito de cancelar duas dívidas do Atacadão Dia a Dia, que totalizavam aproximadamente R$ 13 milhões (veja detalhes abaixo).
A Secretaria da Fazenda do DF disse que tomou conhecimento do caso e se colocou à disposição dos investigadores. Já o Atacadão Dia a Dia afirmou que “não houve cancelamento de débito e todas as obrigações tributárias foram plenamente adimplidas”. O g1 tenta contato com a defesa de Sebastião Melchior.
Investigação
Polícia investiga cancelamento de dívidas tributárias milionárias de rede atacadista
Na última quarta-feira (17), três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa do investigado, na sede da Surec e em outro setor da Secretaria da Fazenda do DF.
São investigados os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e crime contra a ordem tributária;
Conforme apurado pela TV Globo, a empresa que teria feito o pedido de cancelamento das dívidas foi a rede de supermercados Atacadão Dia a Dia.
Segundo a PCDF, há chances de envolvimento de outras pessoas no crime, além de outras práticas similares por Sebastião Melchior. Se houver condenação, as penas podem chegar a 20 anos de prisão.
LEIA TAMBÉM:
ANIVERSÁRIO D EBRASÍLIA: Do DF para o mundo, brasilienses marcam a história da música nacional
INVASÃO DE PRIVACIDADE: Deputada federal do Ceará encontrou câmeras escondidas no apartamento onde morava, em Brasília
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.