Professor de Salesópolis é o responsável pelo cartaz da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes


Aparecido Rodrigues, mais conhecido como professor Cido, já foi festeiro em Salesópolis e tem ligação com festa de Mogi. Ele criou o desenho que faz homenagem aos 30 anos da Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo (Pró-Divino). Já o ex-festeiro Antonio Lúcio Lima será o responsável pelo subimpério da quermesse. Professor Cido fez desenho de cartaz que homenageia os 30 anos da Pró-Divino
Arquivo Pessoal
Tendo a fé como pilar principal, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes mobiliza centenas de pessoas anualmente. Todos os detalhes precisam ser minuciosamente pensados. Um deles é o cartaz do evento que tem muita representatividade.
Nesta edição, a autoria do desenho é de Aparecido Rodrigues, o professor Cido. Ele é de Salesópolis e ao lado da esposa Celinha Rodrigues já foi festeiro por sete vezes da Festa do Divino da cidade.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
“Quando eu soube que faria o cartaz foi uma surpresa e uma honra. Temos tantos artistas na região e ser lembrado assim é muito legal. Tudo o que puder fazer, eu vou fazer, porque se recebi um dom é porque Deus acha que tenho que passar isso para frente”.
A Festa do Divino em 2024 será realizada de 9 de maio a 19 de maio. O tema dessa edição é “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da misericórdia”. Os festeiros são Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os capitães-de-mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Ramos. A devoção ao Espírito Santo tem 411 anos em Mogi das Cruzes.
Ainda sem poder dar muitos detalhes sobre o cartaz deste ano, Cido conta que o desenho homenageará os 30 anos da Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo (Pró-Divino). “O que me passaram foi o tema e os itens que precisariam estar no desenho. Eu não costumo trabalhar assim, preso ao tema, mas deu certo e gostaram, o que me deixou muito feliz”, afirma o professor.
Em Mogi das Cruzes ele já participa da festa há aproximadamente cinco anos, onde atua como voluntário na Entrada dos Palmitos. E essa aproximação se deu por conta da amizade que construiu com Marcelo Braz que é presidente da Pró-Divino.
Devoção ao Espírito Santo guia trabalho de professor Cido na Festa do Divino
Arquivo Pessoal
Subimpério da Quermesse
A amizade, inclusive, é outro ponto de destaque durante a Festa do Divino. O professor Cido também atuará na montagem do subimpério da quermesse mas, desta vez, dando apoio para um amigo. O responsável pela decoração é Antonio Lúcio Lima, que ainda esconde o que prepara para o que deve ser o maior subimpério que a quermesse já teve.
Os subimpérios são parte da tradição da festa e são montados em vários locais da cidade, como escolas, hospitais, empresas e órgãos públicos.
“Quando recebi o convite, eu tive um pouco de receio, porque já montei alguns subimpérios, mas muito menores. Essa é a primeira vez que me convidam para montar na festa e eu fiquei feliz, porque sei que contarei com a ajuda de amigos, o que me deixa mais tranquilo e mais à vontade para trabalhar”, diz.
Antonio Lúcio sabe bem o que é fazer parte do evento. Em 2011, ele foi festeiro ao lado da esposa Maria Angela Pires de Lima. Ao longo dos anos, já foi coordenador da Entrada dos Palmitos e hoje ainda é um dos responsáveis por essa parte da festa.
“A cada ano nós vamos assumindo novas responsabilidades e fazemos isso porque sabemos que a Festa do Divino tem um objetivo muito bonito, que é o de ajudar pessoas. Então, continuamos com a fé e com muito trabalho nessa empreitada”, finaliza Antonio Lúcio.
Antonio Lúcio já foi festeiro em 2011 e vai montar subimpério da quermesse de 2024
José Carlos Cipullo/divulgação
Assista a mais notícias do Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.