Colgate recorre e Anvisa suspende interdição de pasta de dente da Colgate, mas faz alerta sanitário por reações ao uso do produto


Com decisão, pasta de dente segue sendo vendida no país, mas agência informou que acompanha o caso e pediu que usuários com reação notifiquem a Anvisa. Anvisa interdita creme dental da Colgate após clientes relatarem reação adversa
Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que suspendeu a interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint após recurso da marca. Com isso, o produto poderá continuar sendo vendido. No entanto, a Anvisa emitiu um alerta sanitário solicitando que os consumidores notifiquem a agência caso tenham alguma reação adversa.
A interdição havia sido determinada na quinta-feira (27). Segundo a agência, eles tinham recebido oito notificações registradas, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso dessa pasta. Entre os casos relatados estavam inchaço, nas amígdalas, lábios e mucosa oral.
Como aconteceu com uma consumidora de Santos, no litoral de São Paulo. Denise Correia Santiago disse ter sentido o produto mais forte já no primeiro uso, mas só após cinco dias começou a notar os sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras. (Veja a imagem abaixo)
Educadora social, de 45 anos, sofre reação alérgica após uso de pasta de dente, em Miracatu (SP)
Arquivo pessoal
No entanto, no mesmo dia a Colgate entrou com um recurso para suspender a medida, que foi aceito pela Anvisa. Agora, o processo seguirá os tramites administrativos da agência.
➡️ O que muda na prática? A suspensão feita antes impedia que o produto fosse comercializado e precisava que fosse recolhido. Agora, com a mudança na determinação, a pasta de dente pode ser comercializada enquanto o processo corre os trâmites internos na agência.
Apesar da suspensão, a Anvisa informou que manteve um alerta sanitário. Com isso, vai continuar monitorando os casos de reações ao uso do produto e estimulou os usuários a acionarem a agência em caso de reação adversa.
“A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde”, afirma a Anvisa, em nota.
A Colgate confirmou que algumas pessoas podem apresentar “sensibilidade a certos ingredientes” da pasta de dente Colgate Clean Mint. A pasta é uma versão com a fórmula atualizada da Colgate Total 12.
Segundo a marca, pessoas com sensibilidade a compostos como fluoreto de estanho, corantes ou sabores, presentes no produto pode ter reação. (Leia a nota na íntegra abaixo)
VEJA A HISTÓRIA: Educadora fica com a boca gigante após usar creme dental que teve a venda suspensa pela Anvisa
Veja a nota da Colgate na íntegra:
A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.
Veja a nota da Anvisa na íntegra:
“A Anvisa publicou um alerta referente à possibilidade de ocorrência de reações indesejáveis ao uso de creme dental e da importância da notificação pelo sistema e-Notivisa.
A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários.
A recomendação do alerta é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde.
Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis. Os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas
Ação de fiscalização
Nesta quinta-feira (28/3) a Anvisa determinou a interdição de todos os lotes do produto Colgate Total Clean Mint.
A interdição é uma ação de fiscalização que tem o objetivo de reduzir o risco relacionado a exposição ao produto.
Porém, essa interdição está suspensa devido aos efeitos do recurso apresentado pela empresa e que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa.
Já o alerta sanitário é uma manifestação técnica que aborda sinais de riscos associados a algum produto sujeito à vigilância sanitária e servem como orientação aos consumidores e profissionais de saúde.
Este alerta se aplica a todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação
Notifique no sistema Notivisa (link aqui).”
Vídeos de Saúde
Abaixo, veja um vídeo sobre a interdição de seis clínicas estéticas no Brasil, após fiscalização da Anvisa:
Fiscalização da Anvisa interditou seis clínicas estéticas em quatro estados e no DF
Adicionar aos favoritos o Link permanente.