
Medida entra em vigor nesta segunda-feira (31). Segundo secretário de Segurança Pública, motivo são ocorrências violentas perto desses estabelecimentos. Bebidas expostas para venda em corredor, em imagem de arquivo
Valter Campanato/Agência Brasil
Uma portaria regulamenta o horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas no Distrito Federal. O texto foi publicado, nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do DF.
De acordo com a norma, o horário para o funcionamento dos estabelecimentos em área de uso comercial, mista, e residencial é de 6h à meia-noite.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A fiscalização vai ser feita com o apoio da Polícia Militar e das administrações regionais. A medida entra em vigor nesta segunda-feira.
Em entrevista à TV Globo, o secretário de Segurança Pública Sandro Avelar disse que o motivo é o aumento do número de ocorrências perto de distribuidoras.
“Os dados apresentados em relatórios recentes da Segurança Pública demonstram a correlação direta entre o funcionamento prolongado de distribuidoras de bebidas e o aumento significativo de ocorrências policiais, incluindo violência urbana, tráfico de drogas, perturbação da ordem pública e acidentes”, diz a portaria.
Infográfico mostra dados da Secretaria de Segurança Pública do DF
TV Globo/Reprodução
Segundo levantamento da pasta, 24% das tentativas de homicídios em 2025 ocorreram em bares ou distribuidoras de bebida (veja imagem acima). Moradores de endereços próximos a esses comércios também reclamam do barulho feito pelos clientes durante a madrugada.
LEIA TAMBÉM:
Para onde vai o dinheiro de fianças pagas no Brasil? Especialistas respondem
Leia mais notícia sobre a região no g1 DF.