Oswaldo Trigueiro assume presidência do TRE-PB


Desembargador assumiu o cargo nesta segunda-feira (31), em evento com a presença de importantes personalidades políticas da Paraíba. Oswaldo Trigueiro assume presidência do TRE-PB
Reprodução/TRE-PB
O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho assumiu, nesta segunda-feira (31), a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em sessão solene na sede do TRE-PB, em João Pessoa.
O desembargador Oswaldo Trigueiro assume o comando do Tribunal com o fim do mandato da atual presidente, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas. Agamenilde Dias passará a atuar junto ao CNJ.
“Penso que é preciso trazer o juiz para o sentimento de pertencimento, dada a nossa sazonalidade, parece que o sentimento de proximidade aparece só nos períodos e em anos eleitorais. É preciso inverter essa lógica. É preciso trazer o juiz para mais perto de sua zona eleitoral”, disse Oswaldo Trigueiro no discurso de posse.
A vice-presidência e corregedoria do TRE-PB ficará a cargo do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Márcio foi escolhido no início do mês de fevereiro para fazer parte do colegiado.
Oswaldo Trigueiro permanecerá à frente do Tribunal até o próximo ano, quando Márcio Murilo assumirá a Presidência. Márcio comandará as eleições de 2026.
A cerimônia de posse aconteceu na manhã desta segunda com a presença de importantes personalidades da política paraibana, como João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa, Fred da Nóbrega Coutinho, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Cibele Benevides Guedes da Fonseca, desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, e o ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Sessão solene de posse do presidente do TRE-PB
Felipe Nunes/CBN
Currículo
Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Oswaldo Trigueiro é juiz e assumiu o cargo de procurador-geral de Justiça pela primeira vez, em 2009, e foi reconduzido na eleição seguinte (2011), no qual permaneceu até 2013, sendo o primeiro promotor de Justiça a assumir a função. Em 2013, assumiu a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) pela regra do Quinto Constitucional. Em 2023, o Pleno do TJPB indicou o nome do desembargador Oswaldo Trigueiro para compor o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) como membro titular na categoria de desembargador para o biênio 2024/2026.
O vice Márcio Murilo da Cunha Ramos é juiz de Direito desde 1987 e desembargador desde 2005. Integrou a Justiça Eleitoral em 2022.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.