
Levantamento preliminar da Defesa Civil aponta que 260 residências foram destelhadas, mas número pode aumentar, conforme autoridades. Prefeitura avalia decretar emergência. Residência atingida por temporal em Eldorado do Sul
Reprodução/RBS TV
A tempestade que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre na tarde de segunda-feira (31) provocou transtornos em Eldorado do Sul. Casas foram destelhadas, aulas da rede municipal foram suspensas e moradores estão abrigados em um ginásio.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com levantamento preliminar, ao menos 260 residências registraram estragos. A Defesa Civil do município estima que as rajadas de vento chegaram a 100 km/h. A Prefeitura avalia decretar situação de emergência.
“Sensação foi bem desesperadora. Tava eu, minha esposa e minha bebê de quatro meses. Só deu tempo da gente proteger a bebê com os nossos corpos para não acontecer o pior”, disse à RBS TV o vendedor Cristiano Marinho.
O vendaval danificou a estrutura de três postos de saúde, derrubou 50 árvores e afetou 30 postes de energia elétrica. Conforme o Executivo municipal, as regiões mais atingidas foram os bairros Cidade Verde, Sol Nascente, Chácara, Delta do Jacuí e Vila da Paz.
Temporal provocou queda de postes de luz em Eldorado do Sul
Reprodução/RBS TV
Além de Eldorado do Sul, outros nove municípios reportaram ocorrências à Defesa Civil do RS envolvendo os efeitos do mau tempo. Veja abaixo:
Bom Retiro do Sul: reportou queda de árvores que provocaram, em um ponto, queda de um poste e, em outro trecho, rompimento dos fios de baixa tensão.
Butiá: três casas destelhadas, sendo uma no bairro Charrua e duas no bairro Santa Rita, respectivamente.
Cachoeirinha: informou que houve destelhamento de três residências e um comércio e queda de galho obstruindo o passeio público.
Canoas: reportou 256 residências com telhados danificados, queda de 62 árvores e 35 escolas com algum dano. Ocorreram danos no telhado de cinco postos de saúde. Bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia, Niterói, São Luiz Mathias, Mato Grande Vila Cerne, 5 colônias, Santo Operário e Igara, ficaram parcialmente sem energia elétrica.
Inhacorá: reportou prejuízos em residências devido aos ventos fortes, ocasionando queda de árvores.
Minas do Leão: casas e prédios destelhados, grande quantidade de postes e árvores obstruindo as vias. Duas pessoas feridas, aguardando mais dados.
Nova Santa Rita: reportou o destelhamento de casas, queda de árvores em residência e veículo, além de obstrução de vias.
Porto Alegre: pontos de atendimento de saúde reportaram intercorrências (danos em telhados, água nas instalações e falta de energia elétrica). Carreta tombou com a força dos ventos em cima da nova ponte do Guaíba.
Triunfo: danos materiais no telhado de um asilo de Triunfo. CBMRS esteve no local, coordenador municipal também acompanhou.
Mobilização das autoridades
Registro da chegada do temporal em Porto Alegre
Imagens cedidas/ Paulo Sieczkowski
O governador Eduardo Leite afirmou que acompanha a situação desde o início do temporal e destacou forças de segurança para reforçar o trabalho em Porto Alegre. “Nossa prioridade é garantir a segurança da população e a rápida resposta às demandas mais urgentes”, declarou.
Equipes da Defesa Civil estadual, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil atuam para desobstruir vias, prestar assistência à população e minimizar os impactos do temporal.
A expectativa é de que as ações emergenciais permitam que a capital retome a normalidade nas primeiras horas da manhã desta terça-feira.
Caminhão tomba com força do vento
Um caminhão tombou com a força do vento durante o temporal. O caso aconteceu na chamada nova ponte do Guaíba, que liga a capital do RS à Região Metropolitana. O momento foi flagrado por motoristas que passavam pelo local no momento.
A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O homem teve apenas ferimentos leves. O vídeo foi feito por motoristas que passavam pelo local no momento.
Em Porto Alegre, chuva e ventos de mais de 100 km/h causam destruição
VÍDEOS: Tudo sobre o RS