
Iniciativa ‘Visitando Nossa História’ da Escola Estadual Maria Esmeralda Martins de Moura leva alunos a visitarem locais históricos do município do Amapá. Alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Esmeralda Martins de Moura estão recebendo uma aula prática de história ao conhecer pontos históricos do município do Amapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A iniciativa faz parte do projeto ‘Visitando Nossa História’ ao levar estudantes em visitas aos locais históricos e instituições que marcaram a história da primeira capital do estado.
O projeto foi criado há dois anos por professores da instituição, com a intenção dos alunos conhecerem a história regional do estado.
“A história do Amapá é uma história muito rica, mas os nossos alunos, assim como a comunidade, a população de Amapá, ela não tem o pertencimento dessa história. Então o projeto, visitando a nossa história, ele é um complemento do que a gente mostra dentro da sala de aula nos livros didáticos” contou o professor.
A ideia do projeto é levar os alunos do 9º ano a conhecerem lugares como a Base Aeronaval de Amapá, as sedes dos times de futebol Vera Cruz Esporte Clube, Esporte Clube Fronteira, Estátua de Cabralzinho, Prefeitura do Amapá, Igreja Nossa Senhora de Nazaré e a Montanha da Pluma.
O projeto iniciou com visitas na Base Aeronaval de Amapá, ele é o local que foi construído para abrigar militares da marinha e do exército estadunidense e servia como ponto para reabastecimentos de aeronaves que seguiam para os EUA ou para a África. Segundo informações, passaram pelo local cerca de 5 mil soldados americanos.
Base aeronaval no Amapá
Alessandra Fratus/Reprodução
Durante os dois anos de projeto, mais locais foram adicionados no roteiro, como as sedes dos times Vera Cruz Esporte Clube e o Esporte Clube Fronteira que são as duas primeiras equipes de futebol do estado, ambos foram fundados no período da segunda guerra mundial.
Além deles, a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, que foi construída durante a década de 50, a Montanha da Pluma foi uma jazida de minério abandonada no Amapá, que foi utilizada na construção de rodovias estaduais fazem parte das visitas do projeto.
Alunos em visita a Igreja Nossa Senhora de Nazaré
Reprodução
Ao g1, o professor contou que essa experiência é muito enriquecedora aos alunos e também aos próprios docentes em ver o interesse dos estudantes.
“Tem sido muito satisfatório porque a interação do aluno com o professor, porque a gente sabe, enquanto professor dentro da sala de aula, se o aluno não se interessar pelas aulas, não se inteirar, ter o feedback com o professor, não acontece. Então esse momento também serve para o entrosamento e uma boa relação entre professor e aluno.” contou o docente
Uma das aulas que participou da visita foi a Pamela que conheceu a Base Aeronaval do Amapá. Ela contou que conhecer os lugares além dos livros, é uma experiência muito enriquecedora.
“O importante de aprender e saber como funcionam as expressões na base área, como foram criados as figuras, as estátuas, as ferramentas. São muitos importantes as pessoas, principalmente as pessoas que são daquelas épocas, que viviam lá e sabem como funciona” disse a estudante
*Estagiário sob supervisão de Rafael Aleixo.
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: