Panorama Internacional Coisa de Cinema 2025 exibe filmes em Salvador e no recôncavo do estado


Evento acontece até sábado (29) no equipamento cultural, que fica no Corredor da Vitória, em Salvador. Panorama Internacional Coisa de Cinema
Divulgação
A 20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema será realizado entre esta quarta-feira (2) e 9 de abril, no Cine Glauber Rocha e na Sala Walter da Silveira, em Salvador, em Cachoeira, no recôncavo do estado.
Em Cachoeira, o evento acontece entre esta quarta e domingo (6). A programação completa está no site do evento.
Neste ano, mais de 110 filmes serão exibidos após uma curadoria realizada por Cláudio Marques, Marília Hughes, Adolfo Gomes, Gênesis Nascimento, Rafael Saraiva, Rafael Carvalho, João Paulo Barreto e Juh Almeida. As produções foram escolhidas entre os 1203 longas e curtas inscritos.
Destes, 62 filmes foram selecionados para as Competitivas Nacional, Baiana e Internacional. Com oito longas-metragens, a Competitiva Nacional traz apenas filmes inéditos na Bahia, sendo uma coprodução brasileira com a França e a Itália, e representantes do cinema produzido no Espírito Santos, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco e São Paulo. A produção baiana marca presença com três dos 15 curtas selecionados.
Pela primeira vez, as premiações de longa-metragem Nacional e Baiana terão as categorias de melhor direção, roteiro, montagem, atuação, direção de arte, fotografia e som, além da tradicional escolha de melhor longa e melhor curta.
O júri oficial da mostra Nacional é formado por Ana Souza, gerente do departamento de programação do Sundance Festival; o roteirista e diretor Érico Rassi; e o ator Wilson Rabelo. Um júri especial do Canal Brasil também elegerá o Melhor Curta.
LEIA TAMBÉM:
Quarta edição da feira Bahia Origem Week será realizada em Salvador
Exposição imersiva de Van Gogh chega a Salvador; confira datas e preços
Casa Pia abre espaço cultural com entrada gratuita em Salvador
Na Competitiva Baiana, o público poderá conferir 21 filmes realizados em Salvador e outras cidades do estado, são cinco longas e 16 curtas. A cineasta Émilie B. Guérette; a curadora, cineasta e produtora Flavia Candida; e o realizador audiovisual Lucas Coelho compõem o júri oficial. Em Cachoeira, a mostra terá ainda um júri popular, com votação do público.
Desde a edição passada, os filmes da Competitiva Baiana também concorrem ao Prêmio Flavia Abubakir, oferecido pelo instituto homônimo: R$ 50 mil para o melhor longa e R$ 10 mil para o melhor curta.
A Competitiva Internacional traz seis longas e 12 curtas produzidos em 20 países, incluindo filmes de cinematrografias pouco conhecidas no Brasil, como do Haiti, Líbano, Filipinas, Ucrânia e Senegal. O júri é formado por Rubian Melo, coordenadora do NordesteLAB; o jornalista Carlos Roberto; e a crítica e doutora em comunicação Enoe Lopes Pontes.
A programação ainda inclui atividades formativas como a oficina de crítica com Adolfo Gomes. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 18 de março, no site. A partir dessa oficina é formado o Júri Jovem, que elege os melhores longas e curtas das Competitivas Nacional e Baiana.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.