
Parlamentar utilizou computador da Câmara Municipal para compartilhar conteúdo. Mesmo utilizando o meio criminoso, o candidato não conseguiu se reeleger. PAULO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA (PL)
Câmara Municipal de Cacoal (RO)
O ex-vereador de Cacoal (RO), Paulo Henrique (PL), foi condenado pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa por ter criando um e-mail anônimo para divulgar notícias falsas contra opositores políticos nas eleições de 2024.
No inquérito, o Ministério Público Eleitoral reconheceu que ele utilizou um computador da Câmara Municipal para compartilhar fake news. A Justiça entendeu que o parlamentar cometeu conduta vedada, ou seja, usou sua posição ou recursos públicos para favorecer sua candidatura ou de terceiros.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
No entanto, mesmo utilizando o meio criminoso, o candidato não conseguiu se reeleger. Seus adversários venceram as eleições com ampla margem de votos. A pena de inelegibilidade e a cassação do diploma foram afastadas por falta de comprovação do impacto direto no resultado da eleição.
A multa aplicada é de R$ 5 mil, com correção monetária. A Rede Amazônica entrou em contato com a defesa do ex-vereador, mas obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Veja notícia de Rondônia: