Operação apreende ouro e destrói 17 balsas usadas no garimpo ilegal em terra indígena de MT


Prejuízo estimado à atividade foi de aproximadamente R$ 15 milhões, segundo a Polícia Federal. Operação Kuri da PF e do Ibama começou após denúncias de indígenas da região
Polícia Federal
Uma equipe de agentes federais destruiu 17 balsas em um garimpo ilegal da Terra Indígena Kayabi, localizada no município de Apiacás, a 1.005 km de Cuiabá, entre terça (2) e quarta-feira (3). A Operação Kuri foi realizada pela Polícia Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Cerca de dois mil litros de combustível e ouro extraído de forma ilegal na região foram apreendidos. A Polícia Federal informou que o material foi recolhido, mas a quantidade do minério ainda não foi divulgada.
Nesta fase da operação, o prejuízo estimado à atividade foi de aproximadamente R$ 15 milhões, segundo a PF.
Operação Kuri
‘Operação Kuri’ da PF e do Ibama começou após denúncias de indígenas da região
As apreensões ocorreram às margens do Rios Teles Pires e São Benedito, ambas no norte do estado.
As investigações começaram em 2023, após denúncias de indígenas. Segundo a PF, a comprovação da ação ilegal foi feita por meio de imagens de satélite.
A terra indígena Kayabi fica entre os estados de Mato Grosso e Pará e é habitada por três etinias: Kayabi, Apiaká e Munduruku.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.