
Até 15h30, radar meteorológico do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura registrava chuva moderada e forte nas Zonas Norte e Oeste, principalmente nas subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Freguesia do ó, Lapa, Butantã e Pinheiros. Chuva nesta quinta-feira (3) em São Paulo
Arquivo Pessoal
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h40 desta quinta-feira (3), conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura.
Ainda de acordo com o órgão, áreas de instabilidade formadas pela aproximação da frente fria atuam na capital paulista.
O radar meteorológico registrou chuva moderada e forte nas Zonas Norte e Oeste, principalmente nas subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Freguesia do ó, Lapa, Butantã e Pinheiros.
“Há potencial para alagamentos, rajadas de vento e deslizamentos de terra. As próximas horas, inclusive o período da noite, permanecem com previsão de tempo instável, com chuva forte se espalhando pela cidade”, afirmou o órgão.
Tendências para os próximos dias
A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista na sexta-feira (04) vai mudar as condições do tempo. O sistema vem acompanhado de chuva forte e volumosa, principalmente na faixa leste do estado de São Paulo.
Na retaguarda da frente fria haverá o ingresso do ar frio de origem polar que vai trazer queda acentuada das temperaturas, principalmente em relação às últimas semanas, que foram extremamente quentes.
Na sexta-feira (4), com a frente fria já atuando no litoral de São Paulo, o dia será marcado por chuvas de intensidade moderada a forte de forma generalizada e persistente, o que eleva o potencial para possíveis transtornos, como alagamentos, queda de árvores, deslizamentos de terra em áreas de risco e transbordamentos de rios e córregos, tanto na capital como em cidades vizinhas.
As temperaturas variam entre mínima de 19°C e a máxima não deve superar os 26°C, com as taxas de umidade entre 75% e 95%.
O sábado (5) ainda será marcado por tempo instável com chuva intermitente, porém com redução do volume de precipitação no decorrer do dia.
As temperaturas durante a madrugada sofrem declínio e devem registrar média de 16°C com valores mais baixos no extremo sul da Cidade.
Os índices de umidade do ar permanecem elevados, com valores entre 77% e 95%. No decorrer do dia a máxima não passa dos 20°C, caracterizando um dia com baixa amplitude térmica.