
Idosos de 71 anos e 81 anos foram os primeiros pacientes do SUS a serem transportados nos voos entre o Hospital Municipal e o HC-UFU. Transporte aeromédico é uma parceria entre a Prefeitura e a corporação. Pegasus transferência helicóptero da PM uberlândia pacientes
TV Integração/Reprodução
O helicóptero Pégasus da Polícia Militar (PM) realizou, na tarde desta quinta-feira (3), os primeiros voos para transferência de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Uberlândia. O transporte aéreo para atendimento de emergências foi lançado na cidade durante visita do governador de Minas, Romeu Zema, no início da semana.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A aeronave pousou no estacionamento do Hospital Municipal de Uberlândia por volta das 15h. Estavam a bordo os militares e uma equipe do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), que acompanhava o transporte de um paciente, um homem de 71 anos, que foi transferido do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) para a UTI do Hospital Municipal.
A equipe de saúde do hospital esteve presente no local para auxiliar na retirada do paciente da aeronave e acompanhá-lo até a entrada da unidade hospitalar.
Após o desembarque, o helicóptero foi preparado para receber outro paciente, um idoso de 81 anos, que foi transferido para o Hospital de Clínicas da UFU para realizar um implante de marca-passo.
Aeronave faz voos em 3 minutos
O tempo de voo entre as duas unidades hospitalares da cidade foi de apenas três minutos, comparado aos 25 minutos que esse trajeto levaria por meio de ambulância.
O secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, reforçou que o transporte aeromédico entre hospitais da cidade marca um avanço para os atendimentos da rede pública de saúde, principalmente para o socorro de vítimas de acidentes graves.
“Para a população de Uberlândia é um enorme ganho para que se ganhe mais agilidade no transporte em condições de atendimento pré-hospitalar para acidentes que ocorram na zona rural, que ocorram em regiões em que temos uma necessidade de transporte mais rápido. Sem dúvida nenhuma é um grande progresso na condição de redução do tempo de resposta na chegada do socorro mais rápido”, comentou.
Pegasus transferência helicóptero da PM uberlândia pacientes
TV Integração/Reprodução
Parceria entre Município e a PM
O transporte áereo ocorre mediante Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Município e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para atendimento às demandas de transporte e apoio por meio das aeronaves operadas ou gerenciadas pelo Comando de Aviação do Estado (Comave).
O convênio foi assinado em fevereiro de 2025 e tem validade de cinco anos a partir da assinatura. O serviço garantirá a implementação de um serviço médico aéreo de resgate na cidade.
“Esse helicóptero que seria usado apenas para segurança pública também passará a ser usado para serviços médicos aéreos. Estamos investindo R$ 164 milhões nessas aeronaves que melhoram o atendimento de urgência e emergência. Além de salvar vidas, esses helicópteros também significam tratamentos mais rápidos, já que as pessoas passam a ter mais condições de se recuperar com mais agilidade”, afirmou o governador Romeu Zema.
Com o helicóptero Pégasus, o Siate passa a ter condições de oferecer um atendimento mais rápido, especialmente, em situações críticas que exigem urgência em locais distantes ou de difícil acesso.
A aeronave foi equipada com tecnologia de UTI móvel, com transporte seguro de pacientes que necessitam de cuidados emergenciais. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e pilotos treinados para operações em alta complexidade.
As aeronaves disponíveis para uso ficam na Base Regional da Aviação do Estado, localizada em Uberlândia. De acordo com o termo, as demandas de atendimento de urgência e emergência poderão ser atendidas tanto em missões em Minas Gerais, como também em outros estados brasileiros.
No convênio, a Prefeitura assume o custeio da capacidade operacional dos helicópteros em voos emergenciais. O valor estimado até o fim da parceria é de R$ 2,1 milhões.
Paulo Sérgio e Romeu Zema durante lançamento do helicóptero para atendimento médico de urgência e emergência
Reprodução/TV Integração
LEIA TAMBÉM
Samu e UPA em Uberlândia: Prefeitura fará estudos para analisar viabilidade de instalar serviços de emergência na cidade
Uberlândia e Ministério da Saúde devem definir em abril cronograma de implantação do Samu
Prefeitura de Uberlândia anuncia plano de transformação de UPAs e andamento de investimentos na Saúde
Fórum Brasil Cidades recebe governadores Romeu Zema de MG e Ronaldo Caiado de GO
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas