Levantamento aponta ruas e avenidas em que furtos e roubos de veículos são mais comuns em Ribeirão Preto, SP


Avenida Luiz Eduardo de Toledo Prado, no Vila do Golf, é o local mais visado, com 19 ocorrências entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025. Mapeamento também mostra bairros onde crimes mais acontecem. Mapeamento mostra locais com mais registros de furtos e roubos de veículos em Ribeirão
Um levantamento dos endereços com mais ocorrências de furtos e roubos de veículos em Ribeirão Preto (SP) aponta que a Avenida Luiz Eduardo de Toledo Prado, no Vila do Golf, é o local mais visado por criminosos.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A empresa responsável pelo estudo é a Ituran Brasil, especializada em monitoramento veicular. Segundo ela, a via registrou 19 ocorrências entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, período considerado.
A região é relativamente nova na cidade, mas, nos últimos anos, viu crescer o número de condomínios e comércios, o que chamou a atenção de bandidos.
Em segundo lugar com mais ocorrências de furtos e roubos está a Rua Cezário Gonçalves, no Jardim Paulista, com 14 registros em 11 meses.
A Avenida Maria de Jesus Condeixa, uma das mais importantes de Ribeirão Preto, aparece em terceiro lugar na lista, com 12 crimes registrados do período.
Avenida Luiz Eduardo de Toledo Prado, no Vila do Golf, é o local mais visado, com 19 ocorrências de furtos e roubos
Aurélio Sal/EPTV
Ainda de acordo com o levantamento, a maior frequência de crimes é entre a tarde e à noite. São 643 casos registrados no período noturno, o que corresponde a 39,33%, e 371 no período vespertino, 22,69%.
Na madrugada foram registradas 208 ocorrências entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, o que corresponde a 12,72%.
Os 10 bairros com maior incidência de crimes
O levantamento também mapeou os bairros de Ribeirão Preto com maior incidência de crimes entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025.
Os Campos Elíseos aparecem em primeiro lugar, com 97 ocorrências no período. Na sequência, estão o Centro (com 79 registros) e Ribeirânia (com 55).
Veja abaixo:
Campos Elíseos: 97 casos
Centro: 79 casos
Ribeirânia: 55 casos
Vila Tibério: 47 casos
Jardim Paulista: 40 casos
Ipiranga: 38 casos
Parque Ribeirão: 35 casos
Vila Virgínia: 34 casos
Parque Industrial: 32 casos
Criminoso furta moto de vítima na zona Sul de Ribeirão Preto, SP
Câmera de segurança
Carros preferidos dos criminosos têm mais de 10 anos
Outro ponto levantado no estudo mostra que os carros preferidos dos criminosos têm mais de dez anos de fabricação.
Para Lucas de Falco Augusto, diretor de uma empresa de rastreamento veicular, isso acontece porque as peças para este tipo de veículo são mais difíceis de ser encontradas no comércio legal.
“As montadoras são obrigadas a manter apenas peças de estoque para veículos de dez anos de fabricação. Superior a isso, eles não são obrigados, então tem a escassez de peça. Então, é muito mais fácil vender peças de um veículo de 2015, 2014, 2013 no mercado paralelo, do que um veículo novo. A incidência de falta de peça é muito pequena para estes veículos e isto está ligado diretamente”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.