
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin foram vacinados contra a doença durante uma visita em Montes Claros. Ambos têm mais de 60 anos e fazem parte do público-alvo da campanha. Vacina contra Influenza, vacina gripe
Prefeitura de Cuiabá
Começou nesta segunda-feira (7), a vacinação contra a gripe. A expectativa da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, que tem 54 municípios em sua área de abrangência, é de que 436.123 pessoas sejam imunizadas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin foram vacinados contra a doença durante uma visita em Montes Claros. Ambos têm mais de 60 anos e fazem parte do público-alvo da campanha.
Lula se vacina contra a gripe durante evento em Minas Gerais
TV Brasil/Reprodução
Público prioritário
Segundo a SRS, 18 grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde. O “Dia D” de vacinação está marcado para 10 de maio e a meta é atingir 90% do público-alvo. O imunizante distribuído para as secretarias municipais de saúde protege contra três cepas diferentes do vírus influenza, responsável pela maioria dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): H1N1; Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A coordenadora de vigilância em saúde na SRS, Agna Soares da Silva Menezes, explicou que a partir de 2025 a vacina da gripe passa a fazer parte do do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de seis anos de idade, idosos e gestantes.
“Por isso a vacina estará disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) como estratégia especial para os grupos prioritários, tendo como meta a redução da sobrecarga nos serviços de saúde e das complicações causadas nas pessoas mais vulneráveis, incluindo internações hospitalares e óbitos.”
Nos últimos anos, no Norte de MG, a meta de vacinar 90% do público-alvo não foi alcançada na maioria dos municípios da região. A SRS citou que em 2023, por exemplo, a cobertura vacinal de 90% das pessoas com 60 anos ou mais de idade foi alcançada apenas em 25 municípios. Em 2024, a meta foi alcançada apenas em Olhos D´Água.
“Isso é preocupante pois os grupos prioritários para a imunização são os mais suscetíveis de adoecer e ter a situação de saúde agravada, com risco de óbito. Por isso, vacinar constitui medida preventiva contra uma doença que pode ser evitada por meio de vacina disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Agna Menezes.
Quem faz parte do público-alvo
Pessoas com 60 anos ou mais de idade
Crianças de seis meses a menores de seis anos
Pessoas com comorbidades
Trabalhadores da saúde
Pessoas com deficiência
Professores
Caminhoneiros
Gestantes
Quilombolas
Pessoas privadas de liberdade
Trabalhadores do transporte coletivo
Forças de segurança e salvamento
Indígenas
Puérperas
Servidores do sistema prisional
Profissionais das forças armadas
Trabalhadores dos Correios
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Lula e Alckmin são vacinados contra a gripe em evento em MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.