
Fantástico deste domingo (6) revelou como autoridades investigam crimes contra adolescentes em comunidades da plataforma. –
Discord
Discord é uma plataforma de mensagens popular entre os jovens e jogadores de videogame — Foto: Ivan Radic/Flickr
Policiais e promotores de várias regiões do país têm se infiltrando no Discord, aplicativo popular entre adolescentes, para investigar crimes contra menores, incluindo chantagem com fotos íntimas, indução à automutilação e incitação ao suicídio.
Essas operações foram mostradas em uma reportagem do Fantástico neste domingo (6).
Mas o que é o Discord?
O Discord é uma plataforma de comunicação digital que permite que os usuários conversem por meio de mensagens de texto, voz e vídeo. No Brasil, a plataforma está disponível para usuários a partir dos 13 anos (veja mais abaixo).
O aplicativo é usada principalmente por adolescentes que querem jogar e conversar ao mesmo tempo, e, inclusive, foi desenvolvida com esse propósito.
Segundo o site oficial do Discord, os empresários Jason Citron e Stanislav Vishnevskiy criaram a plataforma em 2015 em busca de obter uma “maneira confiável de conversar enquanto jogavam on-line”.
Por meio de transmissões ao vivo de vídeos, os usuários assistem e participam dos jogos e fazem comentários. Agressores usam as transmissões em vídeo ao vivo, por exemplo, para chantagear as vítimas a cumprir desafios sob a ameaça de ter fotos íntimas vazadas, conforme reportagem do Fantástico mostrou em maio de 2023.
O foco da plataforma é a troca de mensagens de texto e em áudio, segundo o The Washing Post.
O jornal norte-americano também destaca que o aplicativo conquistou ainda mais usuários durante a pandemia e com o aumento da busca por redes sociais alternativas ao Twitter (atual X).
Atualmente, o Discord tem 200 milhões de usuários mensais globalmente, dos quais 93% jogam on-line, segundo o próprio aplicativo.
‘Central da Família’
Em setembro de 2023, o aplicativo lançou a ferramenta “Central da Família” (ou “Family Center”, em inglês), que permite que pais ou responsáveis sejam informados sobre parte das atividades de seus filhos na plataforma.
A ferramenta permite que os responsáveis saibam com quais usuários seu filho adolescente está conversando e de quais comunidades do Discord ele participa. No entanto, eles não poderão ver o conteúdo dessas conversas.
A empresa orienta que a ativação da Central da Família seja feita junto com o filho adolescente, já que a atividade da conta não será compartilhada sem a aprovação dele. Entenda:
Para ativar a ferramenta, é necessário que você tenha o aplicativo Discord no celular.
No aplicativo, você vai acessar a opção “Central da Família”, que pode ser encontrada em “Configurações do usuário”.
Então, clique em “ativar Central da Família”.
Nessa etapa, o adolescente vai precisar fornecer a você o código QR que será gerado no aplicativo dele. Ele fica disponível na guia da “Central da Família”, na opção “Conectar com o pai”.
Você deve escanear o código fornecido pelo seu filho com seu aplicativo Discord.
Depois que o adolescente aceitar a conexão, os dois terão acesso total à Central da Família.
Rede sem lei: no Discord, criminosos violentam e humilham meninas menores de idade
Estupro virtual: abusadores usam fotos falsas para chantagear vítimas