Câmera digital: como escolher para tirar fotos mais divertidas que as do celular


A geração Z acha que é melhor usar uma câmera (mesmo que antiga) do que o smartphone na hora de fotografar. Saiba o que tem de diferente nesses modelos, novos ou usados. Geração Z prefere câmeras digitais a fotografar com o celular
Pixabay/Pexels
Ter uma câmera digital Cyber-shot já foi símbolo de status entre os fotógrafos amadores – para não citar a Mavica, que usava disquetes e guardava uma ou duas fotos apenas.
📸 Mas a popularidade das câmeras no celular, cada vez melhores, deixou esse tipo de produto no passado. Agora, a geração Z começa a redescobrir a fotografia digital sem precisar usar um smartphone.
Fotografar com uma câmera digital em 2025 pode passar pelos equipamentos guardados nas gavetas dos parentes que trocaram o filme 35mm pelo digital no início dos anos 2000 – se a bateria suportar carga ainda.
Ou partir para modelos novos, com recursos de conectividade e uma qualidade de imagem melhor que a de um celular.
O Guia de Compras separou 5 dicas para entender os termos usados nas câmeras digitais e ajudar na hora da compra de um equipamento desses, novo ou usado.
Ao final, uma seleção de 5 câmeras digitais novas disponíveis nas lojas da internet.
📲 Não é um celular
As câmeras digitais usam sensores maiores para capturar as imagens e têm lentes com melhor qualidade óptica que as dos smartphones.
Também vêm com recursos que aumentam controles e ajustes na hora do clique, como exposição, velocidade de exposição e sensibilidade à luz.
Verifique a resolução máxima da câmera – para referência, um celular bom tira fotos de 12, 48 ou até 100 megapixels. As câmeras mais antigas vão ter resoluções menores, entre 10 e 16, por exemplo.
Bom lembrar que, por outro lado, os celulares utilizam recursos de computação do telefone para aprimorar as imagens finais. Isso dá aquela sensação de foto mais natural nas câmeras antigas.
Outro diferencial, tanto nos modelos novos como nos antigos, é a presença do zoom óptico nas câmeras. O zoom ajuda a aproximar dos objetos fotografados e oferece melhor qualidade do que o zoom digital dos celulares.
🗃️ Não se esqueça do armazenamento

No celular, as fotos disputam espaço com o sistema do telefone e os demais aplicativos.
Nas câmeras digitais, a adoção dos cartões de memória deixa a vida muito mais simples – se um encher de fotos e vídeos, basta colocar outro. Só não pode esquecer de descarregar as imagens no computador depois para publicar nas redes sociais.
O padrão para a maioria das câmeras desde os anos 2010 são os cartões SD ou microSD. Algumas câmeras mais antigas da Sony podem ainda usar um formato proprietário (MemoryStick).
Se for comprar uma câmera usada, verifique se vem com um cabo de transferência de dados ou leitor de cartões para conectar ao PC.
🔋E da bateria
As câmeras digitais permitem a troca da bateria por uma nova, cheia de carga– algo que é impossível em um celular atual.
Mas é preciso comprar a bateria extra à parte, dependendo de cada modelo. Se for procurar um modelo usado, verifique com o vendedor a condição da bateria e se ela vem com o carregador.
🤳 Cheque os outros recursos
As câmeras mais novas contam com bluetooth e wi-fi para se conectar ao computador ou ao celular, permitindo sincronizar imagens e copiá-las para outro aparelho.
Telas que se movem para a frente, para ajudar na hora da selfie e mesmo a capacidade de filmar na vertical (algo que era exclusivo do celular até pouco tempo atrás) são outros diferenciais.
Estabilização de imagem é outro recurso importante. Esse recurso ajuda a deixar as fotos menos tremidas, principalmente em locais com pouca luz, e é algo comum em modelos antigos e novos.
Foto instantânea: g1 testa 3 aparelhos que revelam a imagem na hora
📷 Quais as diferenças entre os tipos de câmera digital?
DSLR são aquelas usadas, no geral, por profissionais ou amadores mais entusiasmados. São câmeras grandes, que trocam de lentes e permitem controles manuais mais avançados na hora de dar o clique.
As DSLR têm um espelho mecânico entre o sensor e a lente, usado para refletir a luz da cena a ser fotografada para um visor óptico. Esse espelho também ajuda a proteger o sensor contra poeira na hora de trocar a lente da câmera.
São os modelos com os maiores sensores de imagem e qualidade muito acima de um celular.
Mirrorless são modelos que também oferecem controles mais avançados e permitem a troca de lentes. A principal diferença para as DSLR é a ausência do espelho mecânico, o que as leva a ter um corpo menor em comparação com as DSLR.
E, por conta da ausência do espelho, o enquadramento da foto é feito pela tela LCD na traseira e por um visor eletrônico.
O sensor de imagem aqui também é menor, mas a qualidade ainda fica acima de um celular topo de linha, como o iPhone 16 Pro, por exemplo, que tem 48 megapixels de resolução.
Compactas são câmeras digitais que não deixam trocar as lentes – tudo vem integrado em um corpo único. Como as velhas Sony Cyber-shot.
Algumas permitem o uso de controles manuais e maiores ajustes na hora da foto, outras só fotografam em modo automático.
Instantâneas são aquelas que imprimem a foto na hora, em papel (leia o teste).
Veja a seguir uma lista com 5 câmeras digitais novas, com modelos compactos, para gravar vídeos ou mesmo imprimir as imagens.
Os preços nas lojas on-line consultadas no começo de abril iam de R$ 1.400 a R$ 14.000.
Agfaphoto Realishot DC9200
Canon Powershot G7X Mark III
Kodak Mini Shot 2
Minolta MND20
Sony ZV-E10
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
‘Mil vezes melhor que celular’: por que as câmeras Cyber-shot estão saindo da gaveta
Como tirar fotos instantâneas mais legais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.