
As quatro experiências serão avaliadas, conforme o regulamento da mostra estadual e apenas uma será escolhida para concorrer como representante do município no evento. Atuação de enfermeiro técnico na sala de vacinação em Santarém é uma das experiências exitosas
Alcindo Lima/Rádio 94FM
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, oeste do Pará, inscreveu quatro iniciativas consideradas bem-sucedidas na Atenção Primária à Saúde (APS) para participar da seleção para a 5ª Mostra Pará, Aqui tem SUS. As iniciativas foram escolhidas entre as oito que foram apresentadas, durante a primeira mostra municipal Santarém, Aqui tem SUS.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Aprovadas na avaliação da banca examinadora formada pelas professoras Veridiana Barreto do Nascimento e Franciane de Paula Fernandes, ambas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e pelo professor Hernane Guimarães dos Santos Júnior, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), as experiências atenderam aos critérios estabelecidos nos regulamentos da mostra municipal e da mostra estadual.
De acordo com Sílvia Gato, enfermeira e membro da comissão organizadora, essas experiências passam, agora, por um processo de avaliação até esta sexta-feira (11).
“De acordo com o cronograma estipulado no regulamento da mostra estadual, no dia 25 de abril serão divulgadas as iniciativas selecionadas para a 5ª Mostra Pará, Aqui tem SUS, que acontecerá no dia 7 de maio, em Belém. Além disso, as experiências que se destacarem na etapa estadual terão a oportunidade de participar da 20ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, com as seleções sendo divulgadas no dia 8 de maio”, explicou.
Secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, na Mostra Aqui tem SUS, em Santarém
Leandro Sávio / Ascom Semsa
A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, reconhece que a participação de Santarém na 5ª Mostra Pará, Aqui tem SUS, é uma oportunidade de dar visibilidade a essas experiências e trocar conhecimentos que podem inspirar melhorias em outras localidades.
“Seguindo o regulamento da mostra estadual, foi escolhida a banca examinadora com integrantes externos da instituição. E eles avaliaram seguindo alguns critérios técnicos, os resultados alcançados e a relevância, o caráter inovador da experiência, a aplicabilidade e sustentabilidade, além da apresentação oral”, explicou Irlaine sobre a forma de escolha das propostas..
Ainda de acordo com a secretária, após a inscrição, as quatro experiências serão avaliadas, conforme o regulamento da mostra estadual e apenas uma será escolhida para concorrer como representante do município no evento.
Veja as 4 experiências mais exitosas:
1 – O impacto da equipe multidisciplinar em uma Unidade Básica de Saúde da zona Oeste de Santarém, apresentada por Brenda Ramos Santos.
“Mostramos que, com a integração da equipe eMulti dentro da UBS Conquista, tivemos uma melhora na condição de saúde dos usuários do SUS. O serviço que oferecemos é uma continuação dos atendimentos iniciais, em que ficamos mais próximos aos pacientes, proporcionando resoluções para os problemas deles”, explicou Brenda.
Experiências exitosas da Atenção Primária à Saúde oram apresentadas durante mostra em Santarém
Leandro Sávio / Ascom Semsa
2 – Atuação do enfermeiro responsável técnico na sala de vacina: uma experiência exitosa, com a exposição de Sílvia Maria Farias dos Santos.
3 – Cuidado às populações ribeirinhas da Amazônia por meio de Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF’s): um relato de experiência, apresentado por Joscinete Tangara Santos da Silva.
Mostra Aqui tem SUS realizada em Santarém contou com apresentação de oito experiências exitosas e quatro foram selecionadas
Leandro Sávio / Ascom Semsa
4 – Academias da Saúde: aulas temáticas coletivas nas praças de Santarém, apresentada por Marcilane Silva de Jesus, foi o quarto projeto indicado para a inscrição.
“Mostramos como levamos o nosso trabalho para pontos onde muitas pessoas possam participar. É, também, uma forma de ampliar as informações e estimular outras pessoas a conhecer as nossas ações de promoção à saúde”, destacou Marcilane.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região