
Distrito de Nova Almeida, na Serra, foi o mais afetado pela chuva que atingiu a Região Metropolitana de Vitória. Prefeitura da cidade criou uma base de apoio para ajudar moradores. A mistura de chuva e ventos fortes na Grande Vitória na tarde de quinta-feira (10) provocou uma série de estragos principalmente nas cidades de Serra, Cariacica e Vila Velha. Entre as ocorrências registradas nos municípios estão o desabamento do muro de uma casa, uma escola destelhada e motociclistas que tombaram com a força do vento.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A Defesa Civil estadual já tinha emitido um alerta de chuvas intensas para a região com possibilidade de raios e granizo.
O Corpo de Bombeiros montou uma operação com a Prefeitura da Serra e de Fundão, também na Região Metropolitana da Grande Vitória, para atender as ocorrências registradas.
O distrito de Nova Almeida, na Serra, contabilizou 16 ocorrências de quedas de árvore e várias casas também ficaram destelhadas. Moradores registraram uma nuvem funil no céu durante a chuva no local.
Serra
As ruas do bairro Parque das Gaivotas em Nova Almeida ficaram sem luz e com trechos interditados, com fios alta tensão nas ruas.
Vídeos de moradores mostram que os telhados de várias casas caíram, incluindo o telhado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Darcy Ribeiro e as aulas precisaram ser suspensas nesta sexta-feira (11).
O distrito também registrou granizo e uma nuvem funil durante a chuva. Ainda durante a noite, a administração da cidade montou uma base de apoio no Cras de Nova Almeida.
A Prefeitura da Serra informou que com as fortes chuvas, teve quedas de árvores e postes, alagamentos e destelhamentos de casas e equipamentos públicos na região de Nova Almeida, local mais afetado.
Ainda de acordo com a prefeitura, uma pessoa ficou desalojada e foi encaminhada para casa de parentes.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: banhista flagra tromba d’água em praia durante passagem de frente fria no ES
ES confirma caso de meningite meningocócica em criança e Secretaria de Saúde monitora 40 pessoas
Cariacica
Já em Cariacica, o muro de uma casa desabou e uma enxurrada de lama invadiu a residência em Porto de Santana, ninguém ficou ferido. Veja o vídeo do momento do desabamento.
A Defesa Civil Municipal foi acionada e informou que a estrutura caiu sobre um imóvel desativado. Além disso, parte da rua e outras três casas foram interditadas porque existe a possibilidade de colapso.
O órgão disse que já havia orientado os moradores que a estrutura do muro fosse reforçada, e identificou que no local também havia uma plantação de bananeiras, o que, aliado ao grande volume de chuva, pode ter contribuído para o colapso do muro.
Muro de casa desabou em Cariacica, Espírito Santo, após chuva
Álvaro Guaresqui
Vila Velha
Em Vila Velha, na Rodovia do Sol o vento derrubou dois motociclistas durante a chuva. Um vídeo mostra o momento da queda.
Ventos fortes tombam motociclistas na Rodovia do Sol em Vila Velha
No bairro Praia das Gaivotas, o teto da escola João Calmon desabou e durante à noite funcionários foram até o local para realizar reparos. As aulas foram mantidas nesta sexta-feira (11).
Testemunhas contaram que o desabamento aconteceu por volta das 17h e ninguém ficou ferido.
O g1 entrou em contato com a prefeitura da cidade para mais informações sobre ocorrências no município causadas pela chuva, mas não teve nenhum retorno até a última atualização desta reportagem.
Ventos fortes
De acordo com o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, os ventos fortes foram causados por uma nuvem de tempestade que passou pela Região Metropolitana de Vitória.
“Uma linha de instabilidade que passou pela Região Metropolitana favoreceu o desenvolvimento de nuvens de tempestade. Ao longo dessa passagem, pode ter acontecido principalmente um vento localizado na base da nuvem que estava na Serra, o que pode ter causado essa situação muito localizada de registro de nuvem funil e destelhamento de casas em Nova Almeida”, explicou o meteorologista.
A Defesa Civil estadual relatou que Cariacica foi a cidade que acumulou a maior quantidade de chuva nas últimas 24h, com 57.36 milímetros.
Entre as outras cidades da Grande Vitória mais afetadas estão Vila Velha, com 18,76 milímetros e Serra com 16.41 milímetros.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo