
Polícia Civil emitiu um alerta contra a incitação de práticas criminosas. Após prestar depoimento, o influenciador se disse arrependido pelas falas e afirmou que não teve a intenção de incentivar furtos de fios de cobre na cidade. Influenciador grava vídeo sobre radares e fala em ‘mina de ouro’ para usuários de drogas
O influenciador Jardel Davi Progênio da Silva, de 27 anos, foi indiciado na terça-feira (15)após publicar um vídeo nas redes sociais incentivando pessoas em situação de vulnerabilidade a furtar fios de cobre de radares recém-instalados em Manaus. A Polícia Civil alertou que esse tipo de conduta configura incitação ao crime. Assista ao vídeo acima.
Jardel tem mais de 410 mil seguidores no Instagram e também atua como motorista de aplicativo. Ele é conhecido nas redes sociais por compartilhar cenas do cotidiano e momentos que vivencia com passageiros durante as corridas.
No vídeo publicado na segunda-feira (14), o influenciador aparece dentro de um carro filmando o local onde foram instalados radares de velocidade na avenida Torquato Tapajós.
Na gravação, ele afirma que a fiação dos equipamentos contém grande quantidade de cobre e seria uma “mina de ouro” para usuários de drogas que praticam furtos na cidade. Jardel ainda disse que não estava incentivando nada, apenas repassando uma informação.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, o influenciador compareceu ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na terça-feira (15) acompanhado de sua advogada, e foi formalmente interrogado durante a investigação.
De acordo com o delegado titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Ivo Martins, as investigações foram iniciadas após a polícia tomar conhecimento de uma denúncia sobre a divulgação de conteúdos que incentivavam práticas criminosas.
“Condutas como essa não podem ser toleradas, pois incentivam diretamente a prática de atos ilícitos. Durante oitiva na delegacia, o autor reconheceu a infelicidade de suas declarações e, ao final do procedimento, foi indiciado com base no artigo 286 do Código Penal Brasileiro (CPB), que trata do crime de incitação ao crime”, destacou o delegado.
Após prestar depoimento no 19º DIP, Jardel se desculpou publicamente pelo conteúdo do vídeo que publicou nas redes sociais. O influenciador afirmou que a fala foi impensada e reconheceu o erro.
“Gostaria de pedir desculpas à população e aos meus seguidores pelo vídeo muito infeliz que publiquei nos Stories sobre os radares instalados na cidade. Na ocasião, falei de maneira impensada para que os ‘cracudos’ parassem de furtar tampas de bueiro e prestassem atenção nos fios de cobre dos radares”, disse.
Ele também destacou que não teve intenção de incentivar crimes e agradeceu o delegado responsável pelo caso.
“Me arrependo profundamente por ter dito isso. Jamais quis incentivar qualquer conduta criminosa. Sou uma pessoa de bem, trabalhador, nunca tive problemas com a Justiça. Agradeço ao delegado Dr. Ivo Martins por ter me recebido com cordialidade”.
A defesa do influenciador também se manifestou por meio de nota, afirmando que ele não teve a intenção de incentivar furtos e que os vídeos foram feitos em tom de humor.
“Os vídeos publicados na rede social do Jardel foram realizados somente em tom de humor, por este ser humorista. Jardel pede desculpas à população por qualquer mal-entendido que possa ter causado com seus vídeos”, diz o comunicado publicado no perfil de Jardel no Instagram.
Após repercussão, influenciador pede desculpas por vídeo sobre furto de fios de cobre
influenciador Jardel Davi Progênio da Silva, de 27 anos, foi indiciado após publicar, em suas redes sociais, vídeos nos quais incitava a população a furtar fios de cobre de radares.
Arquivo Pessoal