
Centro profissionalizante está localizado na Avenida Rondon Pacheco, no Bairro Saraiva. Espaço foi criado para promover a acessibilidade à tecnologia, sustentabilidade e colaboração. MGTec: Uberlândia ganha espaço para capacitação profissional gratuita
O Centro Profissionalizante de Tecnologia Avançada (Udi Tech) foi inaugurado na quarta-feira (16), no Bairro Saraiva, em Uberlândia. Com função social, o espaço busca qualificar os profissionais de tecnologia, reforçar oportunidades de trabalho e promover a acessibilidade à tecnologia, sustentabilidade e colaboração.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O espaço conta com 38 notebooks, seis microcomputadores, uma impressora, duas impressoras 3D, dois celulares, dois óculos de realidade virtual, um kit didático de IIOT, um braço robótico e oito kits arduino (componentes eletrônicos).
O projeto é uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que vai fornecer a mão de obra para realização dos cursos. “É uma parceria da Fundação CDL com a Prefeitura para o desenvolvimento de tecnologia. Então é uma parceria no sentido de enviar formação na área de tecnologia, que é o futuro de Uberlândia e do nosso país”, disse o presidente da entidade, Mauro Rodrigues.
Inicialmente, há capacidade de atendimento para 250 alunos no Udi Tech. O local tem 370 m² de área construída e conta com 18 cômodos, sendo recepção, banheiros com acessibilidade, laboratórios de tecnologia, laboratório de fabricação (FabLab), depósitos, sala de reunião, sala de coordenação, salas de monitoria, cozinha, entre outros ambientes.
“O Centro Profissionalizante de Tecnologia Avançada vai possibilitar que jovens e adultos possam realizar projetos práticos em áreas como eletrônica, programação, robótica, automação e design, com cursos específicos deste segmento, possibilitando, assim, a formação e habilidades técnicas para o desenvolvimento de profissionais conforme as exigências do mercado”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Laboratório de Fabricação (Fab Lab)
O espaço conta ainda com a primeira unidade municipal do Laboratório de Fabricação (Fab Lab), colaborativo e aberto, onde pessoas com diferentes habilidades podem utilizar ferramentas e tecnologias de fabricação digital para criar, prototipar, bem como produzir os próprios projetos e startups.
Nesse ambiente, as pessoas têm acesso às tecnologias avançadas, oportunidades de inovação, trocas de conhecimentos e ideias entre makers, designers e outros.
Com o novo Centro Profissionalizante de Tecnologia Avançada, a Prefeitura de Uberlândia contará com oito Centros Profissionalizantes, onde são oferecidos gratuitamente cursos profissionalizantes em diversas áreas, localizados nos seguintes bairros: Planalto, Lagoinha, Luizote de Freitas (duas unidades), Morumbi, Campo Alegre, Tocantins e Saraiva (Udi Tech) – exclusivo para o segmento de tecnologia avançada.
Qual o endereço do Udi Tech?
O Udi Tech está localizado na Avenida Rondon Pacheco, 2.446, na antiga Casa dos Conselhos Municipais, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Quando começam as inscrições?
A partir da próxima terça-feira (22), as inscrições para os cursos disponíveis serão abertas para jovens com idade acima de 16 anos e adultos. Os alunos ainda precisam ter renda familiar de no máximo três salários mínimos.
Como se inscrever?
Os interessados deverão comparecer na unidade e apresentar documento de identidade com foto e CPF originais e comprovantes de endereço e de renda familiar de, no máximo, três salários mínimos.
Além disso, é necessário conhecimento em informática nível básico e habilidade com Power Point, Word e Excel.
Quais cursos são oferecidos?
Data Science com Power BI e Inteligência Artificial
Desenvolvimento de Apps
Metodologias Ágeis com Inteligência Artificial
Modelagem e Parametrização de Impressoras 3D
Programação de Arduino Aplicado a Robótica
Programação de Robôs Industriais
Virtualização com Aplicação de Óculos VR
Automação 4.0: Programando Robôs Colaborativos
Lógica de Programação Industrial
Smart Machines: Controle e Programação com CLPs
A carga horária dos cursos varia entre 40 a 120 horas.
Espaço conta com 38 notebooks
Valter de Paula/Secom
LEIA TAMBÉM:
Cursos de tecnologia e engenharias estão entre os mais concorridos da UFU; veja lista
Uberlândia fatura mais de R$ 5 bilhões em vendas de empresas de tecnologia
Chips usados em grupo para tramar golpe de estado foram habilitados no mesmo dia
Udi Tech irá oferecer cursos em tecnologia e inovação para pelo menos 250 alunos
Valter de Paula/Secom
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas