Papa escolheu nome ‘Francisco’ por influência de cardeal brasileiro


Logo após ser eleito, pontífice lembrou a amizade com o cardeal Cláudio Hummes e compartilhou a frase que foi decisiva para a definição do nome ‘Francisco’. Papa Francisco morre aos 88 anos
Vaticano
O argentino Jorge Bergoglio foi o primeiro religioso latino-americano a se tornar papa, em 2013. E a escolha de “Francisco” como nome do então novo pontífice teve a influência de um “hermano” brasileiro: o cardeal Cláudio Hummes.
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. Ele estava em estágio final de recuperação de uma pneumonia bilateral que o deixou 38 dias internado em um hospital de Roma. O argentino esteve por 12 anos à frente da Igreja Católica e deve ser lembrado pelo espírito acolhedor e pelas reformas que fez no Vaticano.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em março de 2013, logo após ser eleito, o papa fez uma audiência no Vaticano com cerca de 6 mil jornalistas. Foi nesse dia que ele revelou o que o levou a escolher o nome “Francisco” e a importância do apoio de Cláudio Hummes.
“Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a dois terços, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o papa”, contou.
“Ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis.”
Hummes morreu em julho de 2022, aos 87 anos.
‘Queria uma Igreja pobre, e para os pobres’
Em 2013, o papa também falou sobre o legado de São Francisco de Assis, que era um homem pobre. Segundo ele, a escolha do nome também refletia a visão que tinha para a Igreja.
“Eu queria uma Igreja pobre, e para os pobres”, disse, à época.
De fato, o mandato de Francisco foi marcado pela simplicidade e por um estilo de vida com muito menos privilégios do que seus antecessores. O papa sempre optou por vestes comuns e escolheu viver na Casa Santa Marta, uma residência mais modesta que o Palácio Apostólico do Vaticano.
Ao longo do tempo em que comandou a Igreja Católica, Francisco criticou o apego ao poder e cobrou que membros do clero tivessem uma vida mais simples e humilde.
“E vocês, bispos e sacerdotes, peço zelo apostólico, peço pobreza, nenhum luxo, pobreza com o povo pobre de vocês, que está sofrendo. Deem o exemplo de pobreza e humildade. Ajudem os fiéis e o povo a se erguerem e a serem protagonistas de um novo renascimento”, afirmou, em 2020.
Cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, ao lado do papa Francisco, nos jardins do Vaticano
Yara Nardi/Reuters
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.