Sinos das igrejas de Uberlândia soam em homenagem ao Papa Francisco; Prefeitura decreta luto oficial


A Diocese de Uberlândia destacou as reformas promovidas na Igreja e o perfil carismático de Francisco; em homenagem ao pontífice, as bandeiras do município serão hasteadas a meio mastro. Igreja Nossa Senhora do Rosário em Uberlândia
Prefeitura de Uberlândia
Quando os ponteiros do relógio marcaram meio-dia, os sinos das igrejas católicas de Uberlândia soaram em homenagem ao Papa Francisco. “A Igreja que está em Uberlândia, em nome de nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, se une com toda a Igreja nesse momento de renovada Esperança Cristã na Ressurreição”, informou a Diocese, em nota.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A morte do pontífice, na manhã desta segunda-feira (21), comoveu fiéis em diversas partes do mundo, gerando uma onda de homenagens. A Diocese de Uberlândia destacou a humildade de Francisco e a maneira como ele transmitia os ensinamentos do Evangelho. “Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”
Entre os feitos do Papa número 266, durante os 12 anos em que esteve à frente da Igreja, a Diocese ressaltou as reformas promovidas no Vaticano, a valorização da mulher em cargos de liderança e o reconhecimento de mais de 900 santos — entre eles, Santa Elena Guerra, reconhecida após um milagre ocorrido em Uberlândia.
LEIA TAMBÉM:
Considerado santo pelo povo, João Relojoeiro sofreu crime que chocou Uberlândia
Nascida com apenas meio quilo, bebê tem alta da UTI após mais de 90 dias na neonatal em MG
Brasileiro que recebeu milagre da mais nova santa italiana se curou sem sequelas de traumatismo craniano após 25 dias na UTI
Prefeitura de Uberlândia decreta luto oficial pelo falecimento do Papa Francisco
O prefeito Paulo Sérgio decretou luto oficial de três dias pela morte do Papa Francisco. O decreto foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município.
Durante o período de luto, as bandeiras do município serão hasteadas a meio mastro como forma de homenagem, e os prédios públicos receberão iluminação especial nas cores branca e amarela — uma referência ao Vaticano, cujo chefe de Estado era o Papa Francisco. O prefeito, em nota, manifestou solidariedade à comunidade católica.
“A morte do Papa Francisco nos traz grande tristeza. Francisco será lembrado por sua incansável luta pelas pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando a justiça e a reconciliação, independentemente de credos e divergências de qualquer natureza. Seu ministério, marcado pelo incentivo ao diálogo, nos inspira e fica como marco de sua trajetória à frente da Igreja Católica. Um exemplo para aplicarmos em nossas vidas públicas e relacionamentos.”
Beata italiana se tornará santa após Papa Francisco reconhecer milagre em Uberlândia
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
M
Adicionar aos favoritos o Link permanente.