Líderes religiosos em Sergipe falam sobre legado do Papa Francisco


O pontífice morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21). Papa Francisco
Bruno Miani/A Tribuna Jornal
O legado do papa Francisco, que morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21), foi celebrado por representantes religiosos em Sergipe, que falaram sobre a morte do pontífice em reportagem especial do SE TV 2ª edição.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Para o professor e representante do Candomblé, Fernando Aguiar, o papa Francisco abriu o caminho para um diálogo saudável entre as religiões de todo o mundo. “Francisco, ao fazer opção pelas periferias espirituais, de aliar o pensamento dele de uma igreja mais próxima ao continente africano, à América Latina, ao continente asiático, fez uma opção contínua pelos excluídos e esquecidos”.
“Ele possibilitou um diálogo mais aberto e profundo entre os diferentes e desiguais. Nós que somos do candomblé vimos em Francisco a possibilidade de uma aliança mais forte no combate ao racismo religioso e às perseguições”, disse Aguiar.
Já o pastor Alisson Góes da Igreja Evangélica Semente atestou que uma das marcas do papado foi a inclusão dos mais diferentes grupos. “Francisco deixa a marca de uma igreja que se faz povo de Deus. Existe a preocupação para que exista a continuidade desse legado”.
Outras homenagens
Além disso, os sinos de igrejas de Sergipe foram tocados simultaneamente ao meio-dia, em homenagem ao papa Francisco. A ação atendeu a um pedido do arcebispo de Aracaju dom Josafá Menezes, que solicitou ainda que durante as celebrações, desta segunda-feira, os padres usem a cor roxa, normalmente usada nos funerais por apresentarem, além de outras questões, recolhimento e reflexão.
O vigário geral da arquidiocese da capital, Valtewan Correia, comentou sobre a aparição do papa realizada na noite do Domingo de Páscoa. A irmã Mabel Melo, religiosa em Sergipe, está na Itália em serviço voluntário e esteve com o papa em outubro do ano passado. A Diocese de Propriá divulgou uma nota informando aos fiéis que os sinos das paróquias da cidade já foram tocados, pela manhã, em respeito ao papa.
Políticos lamentaram a morte
O governador do estado Fábio Mitidieri publicou uma mensagem de pesar nas redes sociais. “A jornada em terra do papa Francisco chegou ao fim, mas seu legado de amor incondicional e coragem de enfrentar injustiças perdurará em nossos corações. Que os ensinamentos deste homem santo continuem sendo norte para todo o mundo”, lamentou.
“O primeiro papa latino-americano a liderar a Igreja Católica dedicou sua vida ao serviço do Senhor e da Igreja e sua simplicidade e humildade se tornaram um símbolo de humildade cristã. Que seu legado continue a ecoar nos corações e a misericórdia divina o acolha em paz”, afirmou o vice-governador Zezinho Sobral, também nas redes sociais.
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa também se manifestou com tristeza nas redes sociais. “Com o coração entristecido, recebi a notícia da partida do papa Francisco. Um pastor que cuidou dos fiéis católicos com sua simplicidade, firmeza na fé e amor pelos mais humildes. Sua voz em tempos difíceis, sempre clamando por justiça, paz e misericórdia. Que seu legado continue a inspirar líderes e cristãos em todo o mundo. Que Deus o acolha em Sua glória”, publicou.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, utilizou as redes sociais para lamentar a morte do papa. “Em nome da Assembleia Legislativa de Sergipe, expresso meus sentimentos de pesar a todos os católicos, cristãos e a todos que seguem os ensinamentos de amor, paz e solidariedade deixados por Sua Santidade. Que Deus nos abençoe e conforte os corações neste momento de dor.”
A Prefeitura de Aracaju divulgou uma nota de pesar da morte do papa Francisco. “O papa Francisco deixa um legado marcado pela humildade, pelo diálogo inter-religioso, pela defesa dos mais vulneráveis e pelo firme compromisso com a paz e a justiça social. O prefeito em exercício, Ricardo Marques, junto aos demais que fazem a gestão municipal, se une à dor da comunidade católica e de todos que, independentemente de crença, reconhecem na trajetória do Papa Francisco uma inspiração de humanidade, compaixão e esperança.” A prefeitura decretou sete dias dias de luto oficial na capital sergipana.
Mais informações sobre o papa:
Vaticano diz que causa da morte do papa Francisco deve ser divulgada às 15h; confira a cobertura em tempo real da morte do papa
Infográfico: Conclave, como a Igreja Católica escolhe um novo papa
7 frases do papa Francisco que ajudam a explicar sua vida e papado
Veja quem são os brasileiros que podem participar do Conclave
‘Pastor com cheiro de ovelha’, Papa Francisco eterniza legado de reforma e simplicidade na Igreja Católica
Papa Francisco: os problemas de saúde e as complicações que levaram à morte do líder católico
As últimas mensagens do papa Francisco na Páscoa: ‘Não estacionem o coração na tristeza e nas ilusões’
Papa Francisco: veja repercussão mundial da morte do pontífice
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.