AC tem maior porcentagem de moradores em áreas com pontos de ônibus na região Norte, diz IBGE


Apesar de estar pouco abaixo da média nacional, estado aparece com melhor índice na região e lidera com folga. Acima do registrado no país, Acre também surge entre os melhores índices na sinalização de vias para bicicletas. Cerca de 7,6% dos moradores do Acre residem próximos a paradas de ônibus
Murilo Lima/Rede Amazônica Acre
O Censo 2022 revelou que o Acre tem a maior porcentagem de moradores em áreas com acesso a pontos de ônibus ou van na região Norte, com 7,6%. Apesar de o índice estar um pouco abaixo da média nacional (8,8%), o estado lidera com folga, à frente de Roraima (4,9%) e Amazonas (4,5%).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considera que a presença de pontos representa melhor circulação de pessoas para trabalho e estudo.
LEIA MAIS
Motoristas de ônibus protestam por atraso de salário e vale-alimentação em Rio Branco: ‘Reivindicando o que é nosso’
Justiça de São Paulo determina busca e apreensão de 16 ônibus da Ricco em Rio Branco
Sindicato denuncia Bocalom e integrantes da prefeitura de Rio Branco ao MP por contrato com empresa de transporte público
Com atraso de 6 meses, prefeitura entrega ciclovia azul em Rio Branco na 1º etapa da revitalização de via
Os maiores índices do país foram verificados nas regiões Sudeste e Sul, com percentuais acima de 10%.
“Observando-se a hierarquia urbana, tinha-se uma proporção mais alta de moradores em vias com pontos de ônibus ou van nas hierarquias mais altas. Assim, esta proporção atingia 12,3% nas metrópoles, 10,7% nas Capitais Regionais, até atingir 2,3% nos Centros Locais”, ressaltou o estudo.
Vias sinalizadas para bicicletas
Acima do registrado no país, o Acre também surge entre os melhores índices na sinalização de vias para bicicletas no Norte, com 2,9% dos moradores residindo em áreas com este tipo de sinalização. Em âmbito regional, o estado fica atrás apenas do Amapá, com 3,1%.
Já a média nacional ficou em 1,9%. No país, apenas cerca de 3,3 milhões de moradores habitam áreas com vias sinalizadas para ciclistas.
“Boas sinalizações e infraestruturas encorajam mais pessoas a optarem pela bicicleta como meio de transporte, contribuindo para a sustentabilidade e redução de poluição, além de melhorar o tráfego nas vias urbanas”, enfatizou a pesquisa.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.