
Apesar de estar pouco abaixo da média nacional, estado aparece com melhor índice na região e lidera com folga. Acima do registrado no país, Acre também surge entre os melhores índices na sinalização de vias para bicicletas. Cerca de 7,6% dos moradores do Acre residem próximos a paradas de ônibus
Murilo Lima/Rede Amazônica Acre
O Censo 2022 revelou que o Acre tem a maior porcentagem de moradores em áreas com acesso a pontos de ônibus ou van na região Norte, com 7,6%. Apesar de o índice estar um pouco abaixo da média nacional (8,8%), o estado lidera com folga, à frente de Roraima (4,9%) e Amazonas (4,5%).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considera que a presença de pontos representa melhor circulação de pessoas para trabalho e estudo.
LEIA MAIS
Motoristas de ônibus protestam por atraso de salário e vale-alimentação em Rio Branco: ‘Reivindicando o que é nosso’
Justiça de São Paulo determina busca e apreensão de 16 ônibus da Ricco em Rio Branco
Sindicato denuncia Bocalom e integrantes da prefeitura de Rio Branco ao MP por contrato com empresa de transporte público
Com atraso de 6 meses, prefeitura entrega ciclovia azul em Rio Branco na 1º etapa da revitalização de via
Os maiores índices do país foram verificados nas regiões Sudeste e Sul, com percentuais acima de 10%.
“Observando-se a hierarquia urbana, tinha-se uma proporção mais alta de moradores em vias com pontos de ônibus ou van nas hierarquias mais altas. Assim, esta proporção atingia 12,3% nas metrópoles, 10,7% nas Capitais Regionais, até atingir 2,3% nos Centros Locais”, ressaltou o estudo.
Vias sinalizadas para bicicletas
Acima do registrado no país, o Acre também surge entre os melhores índices na sinalização de vias para bicicletas no Norte, com 2,9% dos moradores residindo em áreas com este tipo de sinalização. Em âmbito regional, o estado fica atrás apenas do Amapá, com 3,1%.
Já a média nacional ficou em 1,9%. No país, apenas cerca de 3,3 milhões de moradores habitam áreas com vias sinalizadas para ciclistas.
“Boas sinalizações e infraestruturas encorajam mais pessoas a optarem pela bicicleta como meio de transporte, contribuindo para a sustentabilidade e redução de poluição, além de melhorar o tráfego nas vias urbanas”, enfatizou a pesquisa.
Reveja os telejornais do Acre