
Marcus Vinicius de Vicenzo e Cristiane Agopian se encontraram com o papa em 2017, em Roma, e realizaram o sonho antigo de receber, das mãos do pontífice, a bênção das alianças. Francisco morreu na segunda-feira (21) em decorrência de AVC e insuficiência cardíaca. Marcus Vinicius de Vicenzo Vieira dos Santos e Cristiane Bidgan Agopian Santos
Arquivo Pessoal
Abril de 2017, Roma, Itália. Para celebrar 25 anos de casamento, o empresário Marcus Vinicius de Vicenzo embarcou com a esposa, Cristiane Agopian, em uma viagem especial pela Europa.
O que seria uma simples renovação simbólica dos votos se transformou em um capítulo inesquecível da história do casal. Os dois se encontraram com o papa Francisco e realizaram um sonho antigo: receber, das mãos do pontífice, a bênção das alianças.
Ao g1, Marcus relatou como foi inesquecível o encontro com o papa Francisco, que morreu aos 88 anos na segunda-feira (21) após sofrer AVC e insuficiência cardíaca (veja mais abaixo).
Nos casamos muito jovens, com 19 e 21 anos, em 25 de abril de 1992, e apenas no civil. Pretendíamos nos casar na igreja, mas por diversos motivos não foi possível. O tempo foi passando e, no início de 2017, ano em que completamos 25 anos de casados, escrevi uma carta para o papa Francisco contando que estaríamos na Itália e queríamos receber a bênção dele, já que não tivemos um casamento perante a Igreja Católica, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
PÁGINA ESPECIAL mostra o legado de Jorge Bergoglio em 4 atos
O empresário conta que a carta foi enviada em janeiro daquele ano. Dois meses depois, chegou a resposta do Vaticano autorizando o casal a participar da audiência e receber a bênção papal.
No dia 26 de abril ia ter audiência na Praça São Pedro e na resposta da carta deram as orientações de como chegaríamos ao local para nos encontrarmos com o papa. Ficamos muito felizes porque, para nós, seria nosso ‘casamento religioso’.
O grande dia
Marcus Vinicius de Vicenzo Vieira dos Santos e Cristiane Bidgan Agopian Santos com papa Francisco
Arquivo Pessoal
Marcus diz que, dias antes do encontro com o papa, ele e a esposa compraram alianças novas, já que a deles tinham sido roubadas, e foram até a Capela Sistina para renovar os votos.
No dia da audiência, Cristiane decidiu colocar uma roupa clara e Marcus vestiu um blazer. Assim que o papa se aproximou, ela deixou as alianças caírem sem querer. Foi quando o pontífice se abaixou para pegar, relembra Marcus.
Na hora em que ele estava chegando perto, ela deixou cair as alianças no chão. Os seguranças iam pegar, mas ele abriu os braços, ele mesmo se abaixou, pegou as alianças e as abençoou. Foi um ato de simplicidade e de humildade recolher as alianças.
Eu falei em português que éramos brasileiros, estávamos completando 25 anos de casados, mas que nós não nos casamos na igreja e que a bênção dele seria como o nosso casamento perante a igreja. Ele, então, colocou as mãos nas nossas cabeças e disse: ‘Sintam-se casados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’. Foi fantástico.
Não foi agendado um casamento, não houve uma cerimônia, não tem certidão de casamento perante a igreja. Nossa filha acabou não indo para a viagem e foi só a gente. Para nós, foi a celebração perante a igreja com a bênção do papa, ressaltou.
Papa Francisco com as alianças do casal Marcus Vinicius de Vicenzo Vieira dos Santos e Cristiane Bidgan Agopian Santos
Arquivo Pessoal
Marcus Vinicius de Vicenzo Vieira dos Santos e Cristiane Bidgan Agopian Santos com papa Francisco
Arquivo Pessoal
Papa Francisco com as alianças do casal Marcus Vinicius de Vicenzo Vieira dos Santos e Cristiane Bidgan Agopian Santos
Arquivo Pessoal
Morte do papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, da segunda-feira (21).
AVC E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: entenda as causas da morte
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia bilateral após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição, em 2013.
O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino, disse o comunicado oficial.
Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano, como era o mais tradicional. A última vez em que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII. A cerimônia será neste sábado (26).
Papa Francisco morre horas depois de ter aparecido para as celebrações da Páscoa