
Ministro da Justiça comentou nesta quarta operação da PF e da CGU contra desvios bilionários de pensões e aposentadorias. Segundo ministro, Lula demonstrou ‘preocupação’ ao ser informado do caso. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, comenta operação da PF contra fraudes no INSS
Reprodução/GloboNews
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (23) que aposentados e pensionistas foram vítimas fáceis de criminosos que se apropriaram de parte de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Lewandowski deu a declaração durante entrevista coletiva sobre a operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) realizada nesta quarta contra fraudes no INSS.
As investigações apontam descontos indevidos de valores de aposentados e pensionistas do INSS, que foram realizados no período de 2019 a 2024. Os desvios somaram, conforme as investigações, R$ 6,3 bilhões.
Foi uma operação de proteção dos aposentados, foi uma fraude contra os aposentados, pessoas que estão em fase adiantada da vida, naturalmente debilitadas, e foram vítimas fáceis de criminosos que se apropriaram das pensões e das aposentadorias, afirmou o ministro da Justiça.