
Feriado prolongado ocasionou baixo comparecimento de doadores de sangue, segundo a fundação. Hemoam tem queda nas doações de sangue e convoca doadores em Manaus.
Divulgação
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) informou, nesta quarta-feira (23), que registrou queda nas doações de sangue durante o feriado prolongado e faz um apelo para que a população ajude a manter os estoques em níveis seguros.
Mesmo funcionando no feriado de Tiradentes, o hemocentro recebeu apenas 249 doações na segunda-feira (21) e terça-feira (22), o que representa cerca de 50% da meta diária.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A gerente de captação de doadores, Nívia França, destacou a importância das doações nos próximos dias.
“Tivemos uma queda nas doações de sangue no hemocentro durante o feriado. E estamos próximos de um outro feriado, do Dia do Trabalhador, então pedimos às pessoas voluntárias, doadores de sangue, que venham ao Hemoam nos próximos dias e façam sua doação para garantirmos o abastecimento de hospitais”, afirmou.
O baixo número de doações pode afetar o atendimento em hospitais públicos e privados, prejudicando cirurgias, tratamentos de pacientes com doenças crônicas, câncer e vítimas de acidentes.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde e atender aos seguintes critérios:
Idade: 18 a 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com responsável.
Peso: Acima de 50 kg.
Condições de saúde: Estar em boas condições.
Documentos: RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho (obrigatório, com foto).
Alimentação: Estar alimentado antes da doação.
Local: Hemoam – Avenida Constantino Nery, nº 4397, bairro Chapada.