
Passeios no Bonde Japão, com performances artísticas e musicais, comemoram a história do transporte público na cidade das 13h30 às 16h30. Bondes elétricos funcionaram em Santos, SP, por 100 anos. Celebração da data será realizada no domingo (27).
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Linha Turística do Bonde, em Santos, no litoral de São Paulo, oferece quatro roteiros temáticos neste domingo (27), com performances artísticas e musicais. A ação celebra o início da operação dos bondes elétricos na cidade, há 116 anos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
As viagens especiais serão realizadas no Bonde Japão, das 13h30 às 16h30, com saídas a cada hora. O modelo do veículo é de 1953, e foi doado por Nagasaki a Santos.
O ingresso custa R$ 7 e pode ser adquirido na bilheteira do Museu Pelé. Idosos, estudantes e professores têm direito à meia-tarifa, enquanto crianças até 5 anos, quando no colo, não pagam.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).
Bonde elétrico
Iniciando as operações em 28 de abril de 1909, os bondes elétricos foram um marco no transporte público nacional. A responsável foi a empresa City of Santos Improvements Company, que prestava serviços de água, gás e eletricidade a Santos, na época.
O sistema foi implantado com 62 elétricos para passageiros e outros 10 de apoio operacional que circularam por 62 anos na cidade, de 1871 a 1971. A última viagem aconteceu no dia 28 de fevereiro com veículo da linha 42. O coletivo elétrico foi considerado lento e causava transtornos ao trânsito.
Atualmente um dos cartões-postais santistas, a linha foi resgatada pela administração municipal nos anos 2000 com a inauguração da Linha Turística que circula atualmente pelo Centro Histórico.
Outras atrações
Outra opção de turismo disponível no Centro é a visitação aos bondes e carros ferroviários na garagem do Valongo. A exposição conta a história dos veículos e acontece todo final de semana, das 11h às 16h, com entrada gratuita e retirada de senha no balcão do Museu Pelé.
O acervo conta com 13 modelos de bondes de diversas nacionalidades e será reforçado com mais oito exemplares de elétricos da Alemanha e Japão, além de três carros ferroviários, um deles utilizado no transporte de ex-presidentes do Brasil.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos