
Combinação de tempo de céu claro, sem nuvens, umidade baixa, ambiente sem vento e temperaturas abaixo de 5ºC, deve contribuir para que ocorra o fenômeno. Paraná tem previsão da primeira geada de 2025, diz Simepar; veja quando e onde
Ana Maria Mello Jekel
Algumas cidades do Paraná podem amanhecer com a primeira geada de 2025 nesta terça-feira (29), segundo meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O destaque é para o setor Sul do estado, onde cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória poderão marcar mínimas em torno de 5ºC, com possibilidade de formação de geada. Leia mais abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com o órgão, a combinação de céu claro, ausência de nuvens, umidade baixa, ambiente sem vento e temperaturas abaixo de 5 °C deve contribuir para a ocorrência do fenômeno.
Conforme a previsão, o tempo começa a mudar ainda nesta segunda-feira (28), com a queda das temperaturas no decorrer da noite em todas as regiões, com maior cobertura de nuvens entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, com possibilidade de garoa e chuva fraca ao longo do dia.
Uma massa de ar frio e seco atuará na região Sul ao longo da semana e isso impedirá a formação de chuvas, aponta o Simepar.
Nas regiões Sudoeste, Centro-sul, Sudeste, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba, os termômetros devem registrar valores abaixo dos 10ºC.
Na metade norte do Paraná, as mínimas podem variar entre 11ºC e 13ºC, aponta o órgão.
LEIA TAMBÉM:
Desespero: Caminhoneiro filmado evitando batida frontal no Paraná diz que agiu por instinto
Decisão: Cachorro será indenizado após ganhar ação judicial contra ex-tutor por maus-tratos
Curitiba: Investigação no Paraná identifica esquema milionário de organização criminosa que lava dinheiro construindo prédios no litoral catarinense
Amplitude térmica
Apesar da previsão de geada, o Simepar mostra que o tempo ficará estável e com amplitude térmica, com madrugadas frias e tardes mais amenas ou quentes.
“Diferentemente dos outros sistemas frontais frios, na retaguarda desta frente fria há uma massa de ar com maior característica polar, ou seja, um ar mais frio e seco. Essa condição é comum para esta época do ano, pois estamos na estação do outono, aproximando-nos do Inverno”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.
As máximas na terça-feira pela tarde devem variar entre 20ºC e 23ºC na maior parte do estado. Elas devem se elevar, de forma gradativa, durante a semana, atingido até 28ºC em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado na sexta-feira (2).
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.