
Idoso teve ferimentos no rosto, no braço esquerdo e na mão direita. Comando Ambiental da Brigada Militar afirma que “ocorrências envolvendo pumas não são comuns na região”. Agricultor diz ter sido atacado por um puma no interior de Maquiné
🐅 O agricultor aposentado Darci Pelisser, de 79 anos, relata ter sido atacado por um puma no interior de Maquiné, no Litoral Norte do RS. O caso teria ocorrido na manhã de domingo (4), na localidade de Pedra de Amolar. O Batalhão Ambiental registrou o caso e foi até o local, mas o animal não foi localizado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Darci contou à RBS TV que cria gado nas proximidades de onde o ataque aconteceu. Os animais teriam escapado, por isso ele teria ido até o local. Um cachorro acompanhava o homem, na zona rural do município.
“Eu achei que era um tatu. Eu queria ver o que era e vi que era um bicho grande, aí mandei o cachorro pegar, e ele veio no cachorro. Como ele não cortou o cachorro, eu não sei. O cachorro gritou e saltou para trás, aí ele veio no meu braço”, relatou.
O idoso teve ferimentos no rosto, no braço esquerdo e na mão direita, e chegou a receber atendimento médico. O cachorro não ficou ferido.
“Tô bem, não tenho problema nenhum. Tô machucado, mas estou bem”, disse.
Agricultor mostra ferimentos que teriam sido causados por puma
Jeferson Ageitos/RBS TV
O que dizem as autoridades
A Prefeitura diz que o puma não foi mais visto. A orientação aos moradores é redobrar a atenção ao circular por áreas de mata, evitar andar sozinho em trilhas e manter animais domésticos seguros.
O Comando Ambiental da Brigada Militar sustenta que ocorrências envolvendo pumas não são comuns na região e classifica o caso como atípico. Uma equipe de patrulhamento se deslocou para o município.
“É uma área muito montanhosa, e os animais estão bem protegidos. Eles não têm motivo para atacar seres humanos, aliás, puma não ataca seres humanos, ele se defende [ao se sentir ameaçado]”, explica o comandante do Comando Ambiental da BM, coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) garante que não foi informada sobre o caso.
O puma
🐯 Conforme o setor de catalogação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS,) o puma concolor ou leão-baio é o segundo maior felino do continente americano. O animal tem grande porte e pesa aproximadamente 70kg.
Também é conhecido por onça-parda ou suçuarana. A pelagem vai de bege acinzentado até avermelhado.
O puma tem como habitat a Mata Atlântica e o Pampa, podendo ser vista tanto em períodos diurnos quanto noturnos.
Agricultor sofreu ferimentos
Arquivo pessoal
Nota do Comando Ambiental
COMUNICADO À IMPRENSA
O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) informa que, na noite deste domingo (04/05), tomou conhecimento de um ataque envolvendo um possível exemplar de puma (Puma concolor) a um agricultor no interior do município de Maquiné, na localidade de Barra do Ouro.
A guarnição da 2ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental não foi acionada no momento do suposto ataque, mas encontra-se desde cedo no dia do hoje no local do suposto ataque, realizando diligências e coletando informações sobre o ocorrido. Conforme relatos iniciais, o ataque foi interrompido graças à ação de um cão que acompanhava a vítima, permitindo o socorro imediato ao agricultor, que se encontra em recuperação.
O CABM já acionou os órgãos ambientais competentes, incluindo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS), para que sejam adotadas as providências técnicas e legais cabíveis, incluindo o acompanhamento do animal e a verificação de risco à população local.
Destacamos que ocorrências envolvendo pumas não são comuns na região, sendo este um caso atípico, que exige apuração detalhada e atuação conjunta entre os órgãos de segurança, meio ambiente e saúde.
O Comando Ambiental reforça que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas para garantir a segurança da comunidade e a proteção da fauna silvestre. Assim que tivermos novas informações oficiais, os dados serão amplamente divulgados à população e à imprensa.
Orientamos que, ao avistar qualquer animal silvestre de grande porte, a população mantenha distância e acione imediatamente o telefone 190 ou o Batalhão Ambiental mais próximo.
Comando Ambiental da Brigada Militar
05 de maio de 2025.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS