MPPE recomenda que Prefeitura de Petrolina adote medidas para garantir atendimento neurológico


Secretaria Municipal de saúde informou que havia apenas dois médicos neurologistas na Policlínica. A fila de espera contava com 3.841 pacientes em dezembro do ano passado. Prefeitura de Petrolina
Ascom / PMP
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Petrolina a adoção de estratégias para aumentar a quantidade de consultas ofertadas na especialidade de neurologia. O objetivo é reduzir a fila de espera e garantir a eficiência da prestação do serviço.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, durante uma reunião realizada no dia 17 de dezembro de 2024, na promotoria de justiça de Petrolina, que haviam apenas dois médicos neurologistas na Policlínica Municipal. Na data, a fila de espera para consulta com neurologista contava com 3.841 pacientes. 
O recomendado é que sejam adotadas medidas para a redução da fila de espera existente. Com isso, o município deve otimizar a agenda dos profissionais existentes e/ou realizar mutirões de atendimento. Ainda como uma das alternativas também foi orientada a contratação de mais neurologistas, por meio de concurso público, preferencialmente, ou através da contratualização de serviços com a rede privada. 
A publicação ainda recomenda a revisão e otimização dos fluxos de encaminhamento, verificando os gargalos que contribuem para o aumento da fila. Também foi orientado que ocorra a transparência na informação, mantendo os pacientes informados sobre a situação da fila de espera e as medidas que estão sendo tomadas para sua redução. 
O prazo para adoção das medidas, de forma alternativa ou cumulativamente, preferencialmente, é de 60 dias. A íntegra da recomendação pode ser consultada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE, edição do dia 23 de abril de 2025.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.