
Ação do Ministério Público do DF diz que Valneis Alves de Souza também organizou transporte irregular de eleitores e manteve vínculo com uma associação privada. MPDFT pede que ele seja exonerado. Valneis Alves de Souza, conselheiro tutelar do Arapoanga, no Distrito Federal.
reprodução
Uma ação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios acusa na Justiça Valneis Alves de Souza, conselheiro tutelar no Arapoanga, de prometer vagas de emprego em troca de votos para o cargo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A ação também aponta que Valneis organizou o transporte irregular de eleitores e manteve vínculo com uma associação privada (veja detalhes abaixo). O Ministério Público do DF pede que Valneis Alves de Souza seja exonerado do cargo.
A TV Globo entrou em contato com Valneis Alves de Souza e com o governo do DF, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.
O conselheiro foi eleito, em 2023, para o quadriênio de 2024 a 2027, com 517 votos. No fim do mesmo ano, o MPDFT recebeu as denúncias contra ele.
Promessas de vagas de emprego
Participante de grupo de mensagens tira dúvida sobre vaga no Renova-DF.
reprodução
A ação do MPDFT diz que o conselheiro prometeu vagas para o Renova-DF, programa de qualificação profissional do governo, em troca de votos. A “oferta” foi feita por meio de um grupo de mensagens com mais de 700 pessoas que moram no Arapoanga.
Em uma das mensagens, uma pessoa afirmou que votaria no conselheiro e questionou como participar do Renova-DF (veja foto acima).
Os participantes enviavam seus dados para duas pessoas de confiança do conselheiro. Depois, elas eram induzidas a votar nele.
Mensagens trocadas entre Valneis Alves de Souza e uma colaboradora.
reprodução
Em mensagens entre Valneis e uma colaboradora, o conselheiro diz que as vagas do Renova-DF foram preenchidas e ele não poderia continuar falando sobre o programa para os eleitores (veja foto acima). Para o MDFT, o ato é considerado aliciamento e propaganda enganosa.
Outras irregularidades
Segundo a denúncia, Valneis Alves de Souza organizou, em 2023, o transporte irregular de eleitores para que eles participassem da votação para conselheiros do DF.
Como conselheiro, ele também manteve vínculo como sócio administrador da Associação Esportiva Recreativa do Arapoanga Planaltina. O vínculo com uma associação privada contraria a exigência de dedicação exclusiva ao cargo de conselheiro tutelar.
🔎 Em 2023, a associação recebeu R$ 150 mil em emendas parlamentares, segundo as investigações.
🎥 VÍDEO: Por que os crimes prescrevem?
Por que os crimes prescrevem? I g1 Explica
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: Agressão em escola particular do DF: o que se sabe sobre caso
PROGRAME-SE: Feira de carreiras oferece oportunidades de emprego e estágio no DF; entrada é de graça
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.