
Emanuel Apory foi baleado pelo delegado Luiz Alberto Braga após uma discussão, no dia 5 de maio, no Forte dos Remédios. Ele está internado no Hospital da Restauração, no Recife, desde então. Ambulante de Fernando de Noronha baleado por delegado avisou na sexta que teria perna amputada
O ambulante de Fernando de Noronha, Emmanuel Apory, baleado pelo delegado Luiz Alberto Braga após uma discussão, no dia 5 de maio, no Forte dos Remédios, passou por uma cirurgia para amputar a perna na manhã deste sábado (17).
Apory está internado no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife, desde o dia em que foi baleado. Na sexta (16), o vendedor publicou um vídeo em sua conta pessoal do Instagram informando que iria passar pelo procedimento e cobrando investimentos no sistema de saúde da ilha (veja acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Em contato com o g1, o advogado da vítima, Anderson Flexa, confirmou que a cirurgia foi realizada. Segundo o profissional, Emmanuel Apory teve a perna amputada na altura da coxa, acima do joelho.
Às 16h, ele ainda se encontrava na sala de observação do HR. A unidade de saúde não está autorizado pela família a repassar informações sobre o estado de saúde.
Por conta dos dois tiros que recebeu na perna, Apory teve um fratura exposta e precisou ser transferido em um avião de salvamento de Noronha para o Recife. A aeronave, no entanto, levou cerca de dez horas para pousar em Fernando de Noronha.
No vídeo publicado em sua rede social, o comerciante agradeceu as pessoas que estão em corrente de oração, falou dos protestos que pedem por justiça em Noronha e cobrou melhoras no atendimento de saúde na ilha.
“Peço que continuem brigando por nós, moradores da ilha, por uma saúde melhor, um hospital melhor e atendimento de salveaero [aeronave de salvamento] mais rápido”, disse.
O morador de Noronha afirmou que a demora na transferência pode ter agravado seu estado de saúde.
“Se eu tivesse chegado ao continente mais cedo, talvez fosse diferente e eu não precisaria amputar. Eu não sou um caso isolado. Quantos já sofreram, perderam a vida por causa da demora do salveaero ou da estrutura do hospital?”
O vendedor também reafirmou que não assediou a namorada do delegado, motivo da discussão, e agradeceu o suporte de sua mãe, que o acompanha no tratamento.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: homem baleado por delegado na ilha nega assédio
Delegado que atirou em ambulante em Noronha é afastado do cargo
Celebridades cobram justiça para ambulante baleado por delegado
Emanuel Apory está internado no Hospital da Restauração, no Recife
Ana Clara Marinho/Reprodução
O que diz a Secretaria Estadual de Saúde
O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável pela transferência, para saber o motivo da demora para chegada na ilha do avião de salvamento. Também foi questionado o estado de saúde do paciente.
A SES disse apenas que as informações sobre o caso são repassadas pelo Hospital da Restauração.
Também procurado, o HR informou que, a pedido da família, não pode repassar informações sobre o paciente.
Protestos
Os moradores de Fernando de Noronha realizaram dois protestos em solidariedade a Emanuel Apory. A comunidade também pediu justiça e punição do delegado Luiz Alberto Braga.
Relembre o caso
Emanuel Pedro Apory, que tem 26 anos e trabalha com locação de barracas de praia, foi baleado na perna pelo delegado substituto de Fernando de Noronha, Luiz Alberto Braga de Queiroz, durante um evento de samba no Forte dos Remédios;
Segundo testemunhas, tiros foram disparados após uma discussão provocada por ciúme;
O ambulante foi levado para Hospital São Lucas, de onde foi transferido, num avião de salvamento, para o Recife;
O paciente passou por cirurgia para corrigir uma fratura exposta na perna, no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central da capital pernambucana;
Internado desde então, neste sábado (17) foi necessária uma cirurgia para amputar a perna de Emanuel.
A Polícia Civil instaurou um inquérito, conduzido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), localizado no Recife;
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que o delegado foi ouvido e teve a arma recolhida;
Luiz Alberto Braga de Queiroz foi afastado das funções públicas por 120 dias.
Delegado discute e atira em morador de Fernando de Noronha
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
a