
Obras destacam a ligação do artesão com a tecnologia e episódios marcantes da história do Alto do Moura. Memorial Mestre Luiz Antônio será inaugurado no Alto do Moura
Acervo pessoal
O Memorial Mestre Luiz Antônio será inaugurado nesta terça-feira (20), às 19h, no bairro Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O espaço vai abrigar peças que narram a trajetória do artesão, reconhecido como Patrimônio Vivo de Caruaru desde 2019 e de Pernambuco desde 2021. A entrada para o público é gratuita.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
O memorial é resultado de uma parceria entre a iniciativa pública e a privada. A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, fornecerá apoio técnico, além de reforço para a equipe de atendimento e manutenção do espaço. O local fica na Rua Mestre Vitalino, no Alto do Moura, onde o artista mantém seu ateliê.
História do Mestre Luiz Antônio
Mestre Luiz Antônio
Foto: Arquivo Pessoal
O artesão Luiz Antônio nasceu em 1935 e é natural do Alto do Moura. Convivendo com Mestre Vitalino, seguiu influências do mestre, mas desenvolveu estilo próprio. Uma de suas marcas é a representação de cenas do cotidiano e de objetos ligados à tecnologia.
O artista já criou peças como o fotógrafo, cinegrafista, postos de gasolina, veículos e profissionais como eletricistas. Também retratou a banda de pífanos e a mulher em operação cesariana.
Em 1986, viajou ao Japão para participar da Feira Internacional de Turismo, onde apresentou cerca de 300 peças. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Eleikeiroz do Nordeste, durante a primeira Bienal de Artesanato de Pernambuco. Em 2017, foi contemplado com o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura.
O artesão também foi vencedor de concurso promovido pela Prefeitura de Caruaru em comemoração aos 114 anos da cidade, com peças que retratam equipamentos como a Maria Fumaça e motocicletas. Algumas das obras exigem técnicas avançadas de modelagem e queima para representar com precisão os mecanismos internos. Um exemplo é a peça inspirada no eletricista, baseada no processo de eletrificação do Alto do Moura nos anos 1980.