
O imunizante já foi testado em laboratório e em animais. A tecnologia utilizada é semelhante à da vacina contra a gripe comum e tem o objetivo de treinar o sistema imunológico para combater o novo invasor. Vacina contra gripe aviária: Instituto Butantan aguarda aval da Anvisa para iniciar testes em humanos
Reprodução/TV Globo
O Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina contra a gripe aviária, e aguarda autorização da anvisa para começar os testes em humanos.
O trabalho é estratégico: ter uma vacina pronta caso o vírus da gripe aviária mude de comportamento. E passe a ser transmitido não apenas entre aves e animais e deles para humanos, mas de pessoa para pessoa.
“Ele é muito letal para as aves e isso coloca ele numa categoria que os técnicos chamam de vírus de alta patogenicidade. Ou seja, um vírus de alta capacidade de induzir doença. É uma ameaça muito grande e a gente tem que encarar com a máxima responsabilidade”, afirma Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
A pandemia da Covid-19 mostrou ao mundo a importância da vacina para enfrentar vírus perigosos e desconhecidos pelo organismo humano. Quando uma nova doença surge, é preciso agir rápido. Por isso a preocupação no instituto Butantan.
A vacina contra o vírus H5N8 da gripe aviária já foi testada em laboratório e em animais. E é parecida com a da gripe comum, tem o objetivo de ensinar o sistema imunológico a combater o novo invasor.
Desde agosto de 2024, o Butantan espera autorização da Anvisa para iniciar os testes de segurança e eficácia em 700 voluntários de cinco centros de pesquisa brasileiros.
Países como Estados Unidos já têm vacina contra gripe aviária e estoque estratégico para enfrentar a doença. Segundo o coordenador de pesquisas clínicas da Anvisa, a falta de pessoal na agência e a complexidade de análise de uma nova candidata a vacina impactam no tempo de aprovação, mas ele acredita que a autorização para os testes pode sair nos próximos dias.
“Nós estamos já na etapa final de avaliação. Esperamos que não haja necessidade de nenhuma informação adicional. A preocupação é sempre que, primeiro, que o desenvolvimento clínico gere os resultados robustos e necessários, sobretudo pensando na segurança dos participantes da pesquisa clínica, né?”, diz coordenador de pesquisas clínicas da Anvisa, Claudiosvan Martins.
Não há registros de pessoas com gripe aviária no Brasil. No mundo, a doença só foi transmitida para pessoas que manipularam animais doentes.
“A gente precisa estar preparado. A pandemia de Covid nos mostrou que essas iniciativas são importantes para qualquer país, para qualquer sociedade, e o Butantan está disposto a levar esse projeto adiante e deixar esse produto pronto”, comenta Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
LEIA TAMBÉM
MG confirma caso de gripe aviária, e governo decreta estado de emergência sanitária animal
Gripe aviária: suspeita é investigada em granja comercial de Anta Gorda, aponta Ministério da Agricultura
Gripe aviária: Câmara acelera votação de fundo para subsídio de produtores atingidos por emergência sanitária