
Segundo as informações do Ministério dos Transportes, serão investidos R$ 12,4 bilhões em um trecho de 734,9 quilômetros que passa por 13 municípios mineiros. Trecho tem mais de 730 quilômetros
ANTT/Divulgação
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a concessão das BRs-251 e 116, em Minas Gerais, nessa quinta-feira (5).
Segundo as informações do Ministério dos Transportes, serão investidos R$ 12,4 bilhões em um trecho de 734,9 quilômetros que passa por 13 municípios mineiros. O recurso será utilizado para:
🛣️ Duplicação de trechos críticos
🛣️ Implantação de acostamentos
🛣️ Melhorias na sinalização
🛣️ Instalação de passarelas para pedestres e postos de pesagem para fiscalização de cargas
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O trecho de concessão abrange a BR-251 entre Montes Claros e o entroncamento com a 116, seguindo da 116, em Governador Valadares, até a divisa de MG com a Bahia. Estão incluídas as cidades de: Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Medina, Águas Vermelhas, Divisa Alegre, Montes Claros, Francisco Sá, Grão Mogol, Salinas, Padre Carvalho, Curral de Dentro e Divisa Alegre.
797 pessoas morreram em acidentes na BR-251 entre 2007 e 2024
Após a aprovação da ANTT, o processo será analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Posteriormente, devem ser realizados a publicação do edital, leilão do projeto e assinatura do contrato.
“Com essa decisão, a ANTT reafirma sua missão de promover uma infraestrutura de transportes terrestre moderna, segura e eficiente, alinhada ao desenvolvimento sustentável e ao atendimento qualificado da sociedade. A concessão da BR-116/251/MG é, sem dúvida, um avanço estratégico para Minas Gerais e para o Brasil”, disse o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
Segurança viária
De acordo com o Ministério dos Transportes, a concessão tem o objetivo de “ampliar a segurança viária”, já que no caso da BR-251, por exemplo, há um alto índice de acidentes.
🔎No dia 13 de maio de 2025, nove pessoas morreram e 12 ficaram feridas em uma batida entre uma carreta e uma van na BR-251, em Grão Mogol. E no dia 21 de dezembro de 2014, um acidente envolvendo três veículos deixou mortos e 11 feridos em Lajinha, distrito de Teófilo Otoni.
“Os investimentos previstos incluem duplicação de trechos críticos, implantação de acostamentos, melhorias na sinalização, instalação de passarelas para pedestres e postos de pesagem para fiscalização de cargas, protegendo o pavimento e reduzindo riscos”, detalhou o Ministério.
A concessão, que durará 30 anos, terá como critério o menor valor da tarifa de pedágio associado à curva de aporte. O projeto prevê que os usuários possam contar com atendimento médico e mecânico ao longo do trajeto, iluminação reforçada e pavimentação de qualidade.
“A eficiência logística será aprimorada, reduzindo o tempo de deslocamento e os custos operacionais para empresas que dependem desse corredor fundamental para o escoamento de cargas.”
O Ministério destacou ainda que 127.500 empregos serão gerados com as obras, contribuindo para a geração de emprego e renda.
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