
Animal foi devolvido para a natureza nesta sexta-feira (3). Ele foi resgatado em praia no bairro da Pituba. O jacaré que foi resgatado na quarta-feira (1°), na praia da Pituba, em Salvador, foi devolvido à natureza nesta sexta-feira (3), pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Outros 22 animais silvestres foram soltos.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O jacaré era macho, do tipo anão e media cerca de 1,5 m. Ele foi resgatado pela Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo o biólogo responsável pela ação de soltura, Haeliton Cerqueira, apesar de o jacaré ter apresentado algumas escoriações ao chegar no Centro de Triagem, ele estava apto para soltura.
Conforme Haeliton, após o resgate, ele passou pelos procedimentos clínicos padrão, e não foi identificado nada que impedisse a devolução do animal na natureza.
O biólogo informou que o motivo que pode ter levado o jacaré a se aproximar da praia é o aumento do nível dos rios.
“O aparecimento dos animais que vivem nos recursos hídricos se dá pelo aumento do nível de água que é causado pelas frequentes chuvas nesses períodos. Eles são levados pela correnteza até a superfície, sendo canteiros nas vias públicas ou foz nas praias”, explicou.
Jacaré é resgatado em praia de Salvador
Na ocasião, banhistas que estavam na praia da Pituba acionaram a GCM, que fez o resgate do réptil. Um vídeo mostra o momento em que os agentes capturaram o animal. [Assista no vídeo acima]
Questionada pelo g1, a assessoria de comunicação da Guarda Municipal disse que suspeita que o réptil tenha chegado ao mar a partir de “algum rio que desemboque em alguma praia da cidade”.
Os agentes fizeram rondas na região e não detectaram a presença de outros animais silvestres fora do seu ambiente natural.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: jacaré ‘passeia’ por rua de cidade da Bahia
Jacaré invade condomínio durante chuvas e é resgatado na Região Metropolitana de Salvador
VÍDEO: centenas de filhotes de sapos são encontrados em bairro residencial após chuvas na Bahia
Além do jacaré, outros 22 indivíduos de diferentes espécies também foram devolvidos à natureza, entre eles cobras, sariguês e cachorro-do-mato.
O novo lar escolhido para as espécies foi a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Jequitibá, gerida pela Companhia de Ferro Ligas da Bahia (FERBASA).
Jacaré é resgatado em praia de Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Jacaré é resgatado em praia de Salvador
Crédito: Guarda Civil Municipal
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.