
Estado registra 37 mortos, 74 desaparecidos e 74 feridos em razão da chuva. Eduardo Leite
Reprodução
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), atualiza a situação dos temporais em uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (3). Até agora, o estado registrou 37 mortos, 74 desaparecidos e 74 feridos.
AO VIVO: g1 transmite coletiva
Além de Leite, participam da entrevista o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e o comandante do Comando Conjunto Sul da Operação Taquari 2, general Hertz Pires do Nascimento. Eles estão reunidos na sede do Comando Militar do Sul, do Exército, em Porto Alegre.
Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, 31,5 mil pessoas estão fora de casa, sendo 7.949 pessoas em abrigos e 23.598 desalojados, na casa de familiares ou amigos.
Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351,6 mil pessoas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Rio Grande do Sul tem quatro barragens em situação de emergência. Isso significa que elas apresentam risco de rompimento iminente, segundo o governo do estado.
Além dos impactos no interior do estado, Porto Alegre está sob alerta. A Sala de Situação do governo do RS estima que o nível do Guaíba esteja entre 4,40 e 4,70 metros.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima perdas financeiras de R$ 275,3 milhões nas cidades afetadas pelos temporais.
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) devem perder força a partir de domingo (5), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
LEIA TAMBÉM:
Deslizamento: começam buscas por grupo isolado
Saiba como receber informações de órgãos oficiais
Governo Lula envia Força Nacional ao estado
Moradores se movimentam nas águas do Rio Taquari em Encantado, no Rio Grande do Sul
Reuters/Diego Vara
VÍDEOS: Tudo sobre o RS