Hurb, 123 Milhas, Enel, Itaú e Bradesco: Procon-SP divulga lista de empresas que mais receberam reclamações na plataforma em 2023


No ano passado, a instituição realizou 769.556 atendimentos presencialmente e através do site. O mês de agosto foi o que mais somou reclamações com 80.544. Unidade do procon móvel atende consumidora em setembro de 2023
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
O Procon-SP divulgou, nesta sexta-feira (15), a lista com as 50 empresas que mais receberam reclamações na plataforma em 2023. Entre as 10 primeiras estão Hurb, 123 Milhas, Enel, Itaú e Bradesco.
Segundo a plataforma, entre o dia 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado, foram registrados 769.556 atendimentos tanto presencialmente quanto pelo site da instituição.
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Desses casos, 672.040 foram registrados como Cartas de Informações Preliminares (CIPs). As reclamações que não foram resolvidas nessa primeira fase seguiram para a segunda etapa como processos administrativos. Nesse segundo cenário, 207.220 casos foram finalizados pelas áreas técnicas.
No caso das 50 empresas que mais receberam reclamações, o Procon-SP avaliou apenas os 207.220 resolvidos ou não nesta segunda etapa.
As 10 primeiras colocadas somam 27,1% das reclamações totais, confira:
HURB TECHNOLOGIES S/A | 11.000 reclamações
GRUPO 123 MILHAS | 8.186 reclamações
ENEL | 5.800 reclamações
ITAÚ UNIBANCO | 4.906 reclamações
BRADESCO | 4.815 reclamações
IKEG | 4.472 reclamações
SHOPEE | 4.391 reclamações
SAMSUNG | 4.316 reclamações
GRUPO CLARO | 4.006 reclamações
MERCADO LIVRE | 3.708 reclamações
A lista ainda destaca outras empresas em diferentes setores:
Alimentos – IFood (14º)
Produtos – Grupo Magazine Luiza | NetShoes | Época Cosméticos | Magaluplay | Hub Fintech (12º)
Assuntos Digitais – Facebook (19º)
Planos de Saúde – Grupo NotreDame Intermédica (33º)
Ainda de acordo com a plataforma, as 50 empresas da lista agrupam 53,9% de todas as reclamações.
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