Sorteio ocorreu às 14h para definir pessoas que poderão compor júri de Jorge Guaranho, que está marcado para 4 de abril. Outros 35 foram sorteados como suplentes. Veja o que dizem as defesas na reportagem. Jurados do júri de Jorge Guaranho serão sorteados hoje
Foram sorteados às 14h desta sexta-feira (15) os 35 jurados que poderão participar do júri de Jorge Guaranho, acusado de matar Marcelo Arruda, ex- tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na própria festa de aniversário. Outros 35 foram sorteados como suplentes.
O júri está marcado para quatro de abril deste ano, após pedido de adiamento da defesa de Guaranho em júri que ocorreria em dezembro de 2023. Guaranho é réu por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil perigo comum e irá a júri popular. Ele está preso. Relembre o caso mais abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O policial penal Jorge Guaranho é réu por homicídio duplamente qualificado. Ele assassinou a tiros Marcelo Arruda, tesoureiro do PT, durante festa de aniversário
Reprodução
A partir da lista definida pelo sorteio prévio, serão selecionadas sete jurados na data do júri, que irão compor o Conselho de Sentença. Segundo o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), defesa e promotoria poderão dispensar até três jurados sorteados sem qualquer justificativa.
Os sorteados também poderão ser convocados para outros plenários do mês de abril.
O número de pessoas sorteadas é para assegurar que, após eventuais dispensas previstas em lei ou outras situações, obtenha-se o número estabelecido pelo Código de Processo Penal para a realização do julgamento. O serviço de júri é obrigatório, mas os sorteados podem alegar justo impedimento.
O sorteio foi realizado em sessão virtual presidida da sala de audiências da 1ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu.
O que dizem as defesas
Nota da defesa da família de Marcelo Arruda:
A defesa espera que seja feita justiça a família e a memória do Marcelo Arruda. A vida não será reestabelecida mas ficará a lição de que a violência política não deve ter lugar em nossos dias. Todos devem ter o direito de defender sua fé e as bandeiras sociais que entende justas. Nossa sociedade quer tolerância, não a violência. Quer paz!!!
Nota da defesa de Jorge Guaranho:
Esclarecemos que a defesa, representada pelos advogados Cláudio Dalledone e Renan Pacheco Canto, não tem a intenção de solicitar o desaforamento do julgamento. Pelo contrário, estamos comprometidos em apresentar nossa estratégia de defesa e demonstrar, no dia do julgamento, a necessidade de afastar qualquer politização que possa envolver o caso.
Reiteramos nosso compromisso com a busca pela verdade e pela justiça, respeitando sempre os princípios éticos e legais que regem o nosso sistema judiciário.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Como tudo aconteceu
Cronologia: assassinato de tesoureiro do PT
Conforme as investigações, Jorge Guaranho invadiu a festa de aniversário de Marcelo Arruda e os dois discutiram. Cerca de 10 minutos depois, o policial penal voltou ao local, armado, e disparou contra Marcelo, que revidou usando a arma que carregava por ser guarda municipal.
Marcelo foi socorrido, mas morreu na madrugada de 10 de julho de 2022.
Após o crime, Guaranho foi agredido por convidados presentes na festa de Marcelo. Ele foi internado e permaneceu em hospital de Foz do Iguaçu até ter alta e ser encaminhado ao Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde está preso desde agosto de 2022.
Marcelo deixou quatro filhos. Na época do crime, um deles tinha pouco mais de 40 dias.
Entenda ordem dos acontecimentos no dia do assassinato do petista baleado em festa de aniversário, segundo a polícia
Arte/g1
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.