![](https://s2-g1.glbimg.com/VtJDucw42bYbZ_Acp537zX-DvBs=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/v/y/mMITSyTp2dknMBAdP2OQ/whatsapp-image-2024-03-15-at-09.57.08.jpeg)
Nesta sexta, o estado do Rio foi incluído pelo Inmet no alerta amarelo para a onda de calor que atinge vários estados do país esta semana. O alerta é dado quando as temperaturas devem ficar 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos. Praia de Copacabana na sexta-feira
Cristina Boeckel/g1
O Rio vai se despedir do verão neste fim de semana com dias de forte calor, segundo o Instituto Nacional de Metrorologia. A mínima prevista para este sábado (15) é de 24 graus e a máxima 38 graus. No domingo, a temperatura deve ficar entre 25 e 39 graus.
Nesta sexta, o estado do Rio foi incluído pelo Inmet no alerta amarelo para a onda de calor que atinge vários estados do país esta semana. O alerta é dado quando as temperaturas devem ficar 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos.
O boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta sexta-feira (15/3), traz 18 praias recomendadas ao banho nas zonas sul e oeste do Rio de Janeiro no sábado e no domingo (16 e 17/3).
As praias liberadas são Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Pepino, Vidigal, Leblon (exceto em frente às Ruas Bartolomeu Mitre e Afrânio de Melo Franco), Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha, Urca, Botafogo (menos em frente à comporta de Botafogo) e Flamengo (com exceção do trecho em frente à Rua Corrêa Dutra).
Está desaconselhado o banho nas praias do Pontal de Sernambetiba e São Conrado.
Em Niterói, as praias favoráveis ao mergulho são Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, Charitas (exceto no lado direito do Clube Naval de Charitas), Jurujuba, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
O banho não está recomendado nas praias Eva, São Francisco e Adão.
O Inea alerta que o banho de mar deve ser evitado nas 24 horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim de balneabilidade pode ser consultado no site do instituto (www.inea.rj.gov.br).