![](https://s2-g1.glbimg.com/H55rmTSWjs2pNKnbL8f5H6Rk49M=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/1/5/3qo84IQZaUyKp85e8bFQ/bf9fbe26-c2d3-474c-903d-d81ffbb6ccfe.jpg)
Operação, que durou três horas, ocorreu no dia 9 de março, em São José do Rio Preto (SP). Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP)
Divulgação
Um bebê se tornou pioneiro a passar por um procedimento cirúrgico ainda no útero da mãe para correção da malformação na coluna vertebral, em um hospital de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A operação, que durou três horas, ocorreu no dia 9 de março.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Equipe do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP)
Hospital da Criança e Maternidade/Divulgação
Segundo o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), onde foi feita a cirurgia inédita no noroeste paulista, a paciente, que não teve a identidade revelada, descobriu a malformação ao fazer um ultrassom com 20 semanas de gestação.
“Para mim foi um susto. Fiquei com medo e imaginei que pudesse ser bem grave, porque tive outras quatro gestações e nunca tinha passado por isso. Mas agora estou aliviada e esse susto passou”, disse a mãe.
Menina de 3 anos recebe doação de coração em tempo recorde em hospital en Rio Preto
Conforme o cirurgião fetal do HCM, Gustavo Henrique de Oliveira, com a cirurgia, o bebê ganha uma maior chance de desenvolvimento neurológico, o que o proporciona mais qualidade de vida.
Além disso, de acordo com ele, a realização do procedimento, além de um marco na instituição, é um importante avanço no conhecimento para a equipe médica.
“Hoje, somente dois centros no país fazem essa técnica de correção minimamente invasiva devido à alta complexidade e necessidade de treinamento intenso e multidisciplinar. Somos os primeiros no noroeste paulista a fazer essa cirurgia”, ressaltou.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM