A plataforma digital que abriga os arquivos foi de 140 livros, com mais de seis mil documentos para aproximadamente de 200 livros. Prefeitura de Jundiaí disponibiliza arquivo histórico com jornais e revistas importantes para a cidade em acervo online
Prefeitura de Jundiaí
O acervo digital do Arquivo Histórico de Jundiaí (SP), projeto idealizado no ano passado como uma das celebrações dos 376 anos da cidade, continua em expansão.
A plataforma digital que abriga os arquivos foi de 140 livros, com mais de seis mil documentos para aproximadamente de 200 livros.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Entre os novos documentos adicionados, estão as edições do “Jornal de 2ª”, periódico local de 1975, publicado semanalmente, sempre às segundas-feiras, com temas sobre política, cotidiano, cultura e grandes entrevistas, durante a ditadura.
Periódicos importantes para a cidade
Outros importantes periódicos da cidade também estão disponíveis no acervo digital, como “A Situação”, que surgiu em 1911, as 22 edições da “Sultana”, revista de 1928, e as 27 edições do “Jornal Rio Branco”, publicado pela primeira vez em 1986.
O gestor de cultura Marcelo Peroni ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Museus, para a preservação e democratização da memória da cidade de forma gratuita.
“Neste caso, além do trabalho técnico da equipe, o resultado do serviço disponível gratuitamente aos interessados passa também pelas mãos dos jovens do programa ‘Ressignificando Histórias’, que, sob a supervisão do Arquivo, contribuem para potencializar a disponibilização do material”.
Prefeitura de Jundiaí disponibiliza arquivo histórico com jornais e revistas importantes para a cidade em acervo online
Prefeitura de Jundiaí
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM